Prefeitura busca inclusão do município de Simões Filho em roteiro turístico da Bahia


A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) se reuniu com representantes da Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) para propor a inclusão do município no roteiro do Mapa de Turismo da Bahia.

hghghghg

Por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), mantido pelo Ministério do Turismo (Mtur) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Estado deverá receber US$ 84,7 milhões para impulsionar os segmentos de turismo náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos.

A iniciativa tem como objetivo preparar a enseada para o desenvolvimento de diversos segmentos turísticos e sua consolidação como destino competitivo nos mercados nacional e internacional. Ao todo, 18 municípios, serão beneficiados com a inclusão do estado no Prodetur Nacional, inclusive Simões Filho que apesar de não integrar a zona turística da Baía de Todos-os-Santos, a cidade integra a Baía de Aratu.

A Baía de Aratu, tem extensão de 9,8 quilômetros quadrados de águas navegáveis, além de oferecer abrigo seguro às embarcações, é também local ideal para competições náuticas e oferece um cenário de grande beleza.

Do Centro Náutico Aratu Iate Clube parte a Regata Aratu-Maragojipe, uma das principais provas brasileiras da categoria que vem ganhando projeção internacional.

De acordo com o secretário Nilton Novaes, Simões Filho tem potencial para entrar no roteiro e se tornar um destino viável e sustentável e a atividade turística é um forte atrativo para o desenvolvimento econômico da região.

 “A própria Secretaria de Turismo reconhece o potencial que existe, sobretudo na Baía de Aratu, por isso vamos dotar nossa Coordenação Municipal de Turismo para, no máximo em julho, está em condições de ter acesso ao recurso disponível do Prodetur”, declarou o secretário.