Prefeitos da RMS anunciam protocolo único para retomada do comércio


Os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS), em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (16), decidiram uma meta única para a retomada do comércio nos municípios. A reabertura só será autorizada quando a ocupação dos leitos de de terapia intensiva reduzir para 75%.

A reunião teve as participações de seis prefeitos: Moema Gramacho (Lauro de Freitas), Diógenes Tolentino (Simões Filho), Elinaldo Araújo (Camaçari), Jussara Dias (Dias D’Ávila), Dr. Breno (São Sebastião do Passé) e Jailton Santana (Madre de Deus). Os demais municípios da região enviaram outros representantes.

 A adoção de um protocolo unificado de reabertura foi uma decisão unânime dos prefeitos da RMS, que deverão divulgar nos próximos os detalhes do cronograma, ainda a ser alinhado junto ao governo do estado. Segundo os gestores municipais, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na região reduziu de 86% para 77% nas últimas semanas, se aproximando da meta que permitirá a retomada comercial.

 “Se um município abrir e outro não, há o risco dos munícipes migrarem para os que abrirem e isso aumenta o índice de contaminação nos dois. Por isso, nós, em comum acordo, decidimos não abrir de forma isolada”, justificou Moema, defendendo a medida conjunta, mas também ressalvando as especificidades de cada cidade.

 Os prefeitos também solicitaram a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, nos encontros de líderes da RMS. Para eles, o funcionamento das medidas em suas cidades depende também de um alinhamento com a capital. 

 O grupo voltará a se reunir na próxima quinta-feira (23), em São Francisco do Conde, para analisar a evolução da pandemia na região. Antes, eles farão uma audiência com o governador Rui Costa, para alinhar detalhes do cronograma de retomada.

Bahia Noticias