Prefeito Dinha participa XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios


O prefeito de Simões Filho, cidade da Região Metropolitana, Dinha Tolentino, acompanhado dos vereadores municipais, Orlando de Amadeu, Elimário Lima e do vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Urbano do município, Genivaldo Lima, participa da “Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios”. O encontro é anual, teve início na última segunda-feira (8) e segue até quinta-feira (11).

“O encontro visa a união e a mobilização democrática para o fortalecimento dos municípios. Aqui debatemos assuntos que interferem no dia a dia dos municípios. Seguimos firmes, na luta defendendo o pacto federativo, mais município, menos Brasília”, destacou Dinha Tolentino.

O evento é realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e segundo estimativa, deve reunir cerca de 10 mil municipalistas para discutirem questões que interferem diretamente na rotina da população. Na ocasião, são apresentadas as reivindicações do movimento.

Entre os pleitos mais importantes para 2019, estão à reinstalação da Comissão do 1% do FPM (PEC 391/2017), que garante o acréscimo de 1% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro e a inclusão da Lei Kandir, PLP 511/2018, na ordem do Dia; a Lei trata da compensação financeira da União aos Estados e Municípios, em razão da perda decorrente da desoneração de ICMS sobre exportações.

O encontro é considerado o maior evento político do Brasil e reúne prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros e outros.