Prefeito Dinha e deputada Kátia Oliveira, solicitam melhorias na realização do cadastramento biométrico


O prefeito de Simões Filho, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dinha Tolentino, se reuniu com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador José Edivaldo Rocha Rotandono, para solicitar melhorias no Cadastramento Biométrico. Com o gestor, estiveram a deputada estadual kátia Oliveira e o procurador-geral do município, Jarbas Magalhães.

Na oportunidade, o gestor entregou um ofício, apresentando os problemas enfrentados pela população e solicitou ampliação do prazo para a revisão extraordinária, o aumento dos kits de biometria, a fim de aumentar o número de atendimentos e a manutenção dos atuais kits por mais de 6 meses após encerrada biometria.

“Viemos hoje para pedir flexibilização e melhorias. Sabemos que a biometria é o sistema através do qual o eleitor se identifica e vota usando as digitais, sendo um mecanismo mais seguro porque afasta qualquer risco de fraude. Ninguém pode votar por outra pessoa”, disse Dinha.

O documento ainda lembrou que a Prefeitura, conforme termo de convênio, ofertou suporte técnico e administrativo ao Juízo Eleitoral, que incluiu aluguel de imóvel, cessão de móveis e servidores, doação de material administrativo e de limpeza, instalação de internet, dentre outros.

Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o município tem aproximadamente 80 mil eleitores, de acordo com o TRE-BA, apenas 30% dos eleitores simõesfilhenses conseguiram realizar o recadastramento até o momento.