Prefeito Dinha confirma casos suspeitos em investigação de coronavírus em Simões Filho


O prefeito da cidade de Simões Filho, na região Metropolitana de Salvador (RMS), confirmou dois primeiros casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19), no município. A informação foi confirmada pelo Prefeito através do Bahia no Ar, programa de rádio do radialista Roque Santos.

Segundo as primeiras informações, os primeiros pacientes com sintomas, deram entrada nesta quarta-feira (18/03), no Hospital Municipal de Simões Filho, onde foram colhidos os materiais para análise para a realização de exames no Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen).

Ainda segundo informações, para que seja confirmada a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. A expectativa é que o resultado saia nos próximos dias.

A suspeita da transmissão, é que um dos pacientes, que é morador do bairro Parque Continental, teria tido contato com uma pessoa que teria chegado recentemente da Itália local que vem registrado um alarmante índice de mortalidade.

Os pacientes estão em isolamento domiciliar, enquanto aguardam os resultados dos exames e serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Simões Filho.

Medidas: 

Dinha Tolentino, tratou sobre as medidas e diretrizes de saúde para o enfrentamento do Coronavírus, nesta quarta-feira (18), em reunião com o Comitê Intersetorial, criado através do decreto 172/2020 para o desenvolvimento de ações preventivas.

O gestor determinou a implantação de uma unidade com leitos de retaguarda, para caso surjam pacientes sintomáticos. Ainda serão desenvolvidas ações de conscientização e prevenção em pontos estratégicos do município, a exemplo do Mercado Municipal, Centros Comerciais e Pontos de Ônibus.

“Graças a Deus, não temos casos registrados de Coronavírus em Simões Filho, mas seguimos atentos para preservar a vida do nosso povo, investindo em saúde pública e cumprindo com o compromisso que firmei junto à nossa gente. Esta é mais uma batalha, e conto com a colaboração de todos os simõesfilheses para que possamos vencê-la”, disse o Prefeito Dinha Tolentino.

Testes podem ser realizados na unidade municipal de saúde caso o paciente apresente os sintomas da Covid-19. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais sintomas da doença são: Febre, tosse e dificuldade de respirar.