Prefeito Dinha anuncia novos veículos para Simões Filho e fala sobre novo projeto para saúde do município


Em reunião com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias em Simões Filho, realizada na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino, anunciou algumas expectativas na área da saúde para este ano com ações específicas que serão realizadas já nos próximos dias e destacou o número de atendimentos nos postos da cidade que aumenta a cada dia.

“Nós já tivemos 3 mil atendimentos na UPA acima do normal. Se a Secretaria de Saúde apresentar os números fazendo a comparação em relação à 2016, não só na UPA, mas no anexo e outras unidades, nós praticamente dobramos os atendimentos de consultas, exames e outros serviços. Então, está aumentando a cada dia, e vocês que são agentes estão percebendo. É claro que quando se aumenta o atendimento, se aumenta o gasto com medicamentos e com profissionais. Nós já estamos com 23% de gastos com a saúde e a Lei determina que seja 15%”, contabilizou. “Também, nós estamos com o processo e com o dinheiro na conta reservado para fazer a licitação e comprar equipamentos, mas infelizmente, a licitação é muito complicada e as empresas ficam brigando”, complementou.

De acordo com o alcaide, nos próximos dias serão entregues diversos veículos novos Zero KM para o município.

“Agora mesmo, nós vamos entregar para a saúde 11 veículos e 3 ambulâncias do SAMU Zero KM, sendo que duas já estão funcionando. Na próxima semana, vai chegar mais uma de São Paulo. Esse trabalho foi um fruto de uma luta do parceiro e amigo Paulo Azi. Nesses dois anos, nós já mudamos a frota Zero KM do SAMU e nós já compramos mais 2 ambulâncias tipo A, uma ambulância normal, que será disponibilizada para a Secretaria de Saúde, além de mais 6 veículos novos que nós estaremos entregando para o serviço de saúde”, anunciou.

Na oportunidade, Dinha destacou ainda outras metas do novo projeto que vai beneficiar diversas comunidades distantes do Centro da cidade.

“As duas unidades usadas da SAMU, nós vamos colocar em locais distantes, como Palmares e Mapele para ficarem 24 horas servindo essas comunidades. Vai ser tipo uma unidade para atender e fazer a transferência para outras unidades. Nós estamos lançando um projeto chamado ‘Saúde Perto de Você’. Nesse projeto, a Prefeitura vai contratar médicos clínicos, pediátricos e ginecológicos, além de uma enfermeira e uma técnica de enfermagem para levar diariamente para as comunidades que não têm postos de saúde, a exemplo de Santa Luzia, que não tem posto fixo de saúde, onde essa equipe passará o dia todo lá atendendo essa comunidade”, explicou o gestor.

Locais também como Alto do Dambi, CIA 2, Alto da Guiné, entre outros serão também alvo do projeto em que a equipe de saúde vai percorrer as localidades e atender o povo o dia todo, o que possibilita desenvolver ação de saúde descentralizada no município.