Prefeito de Itabuna desafia Ministério Público e mantém esposa e sobrinho como secretários


O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (DEM), decidiu peitar a recomendação do Ministério Público estadual (MP) e manteve como secretários municipais a esposa, Sandra Neilma (Assistência Social), e um sobrinho, Dinailson Oliveira (Administração). Para o MP, eles não têm qualificação técnica para os cargos e a presença dos dois na gestão caracteriza nepotismo. A Procuradoria do Município defende a competência de ambos para exercer as funções: Sandra, por ter sido secretária em outra gestão; Dinailson, por ter dirigido uma fundação.

Reincidente

O MP ameaçou entrar na Justiça caso os parentes do prefeito não sejam exonerados. No começo do ano, Gomes exonerou o filho Sérgio Gomes da Secretaria de Transporte após denúncias da OAB que ganharam repercussão nacional.

Aspas

“É preciso punir esta vereadora por tamanho desrespeito e mesquinhez”, Alan Saches, deputado do DEM, ao criticar uma parlamentar gaúcha de Farroupilha que classificou os nordestinos como ladrões

Salto nos trilhos

A inauguração das quatro primeiras estações na Avenida Paralela fez o número de usuários do metrô de Salvador crescer 25%. Antes delas,   92 mil pessoas, em média, passavam pelo sistema diariamente, quantidade que saltou para 115 mil com os novos terminais . O recorde de usuários em um único dia desde que o metrô entrou em operação foi registrado na última quarta-feira, com 131 mil pessoas, sendo 10% de torcedores que foram à Arena Fonte Nova assistir à partida Bahia x Sport. A expectativa da CCR Metrô Bahia é que, gradativamente, a média diária chegue a 180 mil passageiros.

Fumaça à vista

Os sinais de ruptura na bancada aliada ao governo do estado chegaram com mais intensidade ao grupo de articuladores políticos do Palácio de Ondina nos últimos dias. Integrantes do núcleo responsável pelas negociações com partidos da base acham que a debandada de parte dos parlamentares do PP, PR e PSD é questão de tempo.

Força na canoa

Medalhistas olímpicos nos Jogos do Rio, os canoístas baianos Isaquias Queiroz e Erlon Silva estão na lista de 183 novos atletas e paratletas brasileiros contemplados pela Bolsa Pódio, paga mensalmente pelo Ministério do Esporte. Isaquias e Erlon receberão R$ 15 mil cada para treinar e competir.

Pílulas

Fogo amigo Uma declaração do vereador Edjaime Rosa (PMDB), conhecido como Bibia, líder do governo na Câmara de Vitória da Conquista, causou desconforto entre os aliados do prefeito Herzem Gusmão, correligionário dele. Enquanto Gusmão defende a continuidade do presidente Michel Temer (PMDB), Bibia quer a saída dele do Planalto.

Ataque Bibia disse não temer problemas na base aliada. “A corrupção aumentou cada vez mais. Não vou recuar”, disparou.

Prêmio Virtual candidato à presidência, o prefeito de São Paulo, João Dória (PSBD), vai receber o título de cidadão soteropolitano. A honraria foi aprovada, quarta, na Câmara.

Fonte: Correio 24