Prefeito confirma que mulher que morreu em Simões Filho e outras suspeitas do Covid-19 testaram negativos para Coronavírus


O prefeito da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, confirmou na noite desta quinta-feira (26), que o exame da mulher que morreu na última segunda-feira, testou negativo para Coronavírus (Covid-19). A informação foi divulgada em transmissão ao vivo pelas redes sociais, pelo gestor municipal que estava acompanhado das secretárias municipais, Iridan Brasileiro (Saúde) e Andrea Pereira (Desenvolvimento Social e Cidadania).

A paciente que não teve o nome e idade revelada, deu entrada na manhã de segunda-feira, 23/03, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situado no bairro CIA I, em Simões Filho, já em óbito e como relatado pelos familiares aos profissionais de Saúde, apresentava sintomas característicos do Covid-19.

O prefeito também informou que os dois outros casos anteriores, foram descartados ao Covid-19.

Segundo o Poder Público simõesfilhense, “todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas de acordo com os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério de Saúde”.

A Secretaria de Saúde de Simões Filho orienta aos moradores, que ao sentir qualquer desconforto respiratório, se faz necessário, buscar por uma unidade de Saúde em caráter de emergência.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que os sintomas mais comuns do novo coronavírus (Sars-Cov-2) são: febre, tosse e dificuldade de respirar. A organização diz, ainda, que alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia.

Neste momento, se faz necessário medidas de prevenção, como ficar em casa, evitar aglomerações, lavar as mãos constantemente com água e sabão, evitar tocar no rosto, evitar contatos próximos, tais como aperto de mãos e abraços. E, em caso de sintomas que correspondam aos citados, procure uma unidade de emergência mais próxima.