Prédio desaba e deixa pelo menos um morto e outros feridos em Salvador


Um prédio de três andares localizado no bairro de Pituaçu, em Salvador, desabou por volta das 6h desta terça-feira (13). O incidente ocorreu após as fortes chuvas que caíram na cappital durante a madrugada.

Um adolescente de 12 anos morreu. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, pelo menos seis pessoas estavam no local quando a construção desabou. Três delas continuavam soterradas, até as 9h30.

O corpo de Robert de Jesus, 12 anos, foi retirado dos escombros durante operação de resgate dos bombeiros. Uma mulher de 34 anos foi resgatada com ferimentos leves na face e socorrida junto com uma bebê de 1 ano e 11 meses, que sofreu traumatismo craniano leve. As duas foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE). Elas foram retiradas dos escombros por volta de 6h30.

O marido da mulher, identificado como Alex, contou que escutou estalos na edificação e foi atingido na cabeça por telhas assim que o imóvel começou a desabar. Ele conseguiu sair e ajudou no resgate das vítimas. A família morava no último andar do imóvel, que possuía ainda um subsolo.

Vizinhos tentaram retirar as vítimas dos escombros desde os primeiros momentos após o desabamento com auxílio dos bombeiros e de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No local, estão quatro ambulâncias do Samu e 15 profissionais.

A casa tem pouco tempo de construída, segundo relato de uma familiar das vítimas. Moradores contam que, entre as pessoas que ainda estão soterradas, está Rosemeire Pereira, doméstica, 34, junto com seu filho, Artur, de 1 ano. Há um forte cheiro de gás no local.

Por volta das 10h as equipes de resgate localizaram um dos três soterrados. As informações preliminares indicam que seria Alex. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Outras duas pessoas – uma delas o menino Artur de um ano –  não foram localizadas nos escombros.