Portador de doença crônica precisa de doações de sangue com urgência em Simões Filho


Uma moradora de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) tem enfrentado uma situação de extrema dificuldade na saúde pública e apela para a solidariedade da população local para salvar a vida de seu filho.

Dona Conceição, que é moradora na Pitanguinha revela que há mais de 30 dias está lutando para conseguir doações de sangue do tipo O+ para seu filho, portador de uma doença crônica, que precisa da transfusão sanguínea urgentemente.

A dona de casa diz que já recorreu a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), mas o banco de bolsas da instituição está com estoque baixo, o que tem dificultado a realização do procedimento.

Embora a doação do filho seja específica, a mãe solicita que independente do tipo sanguíneo, os interessados possam se dirigir até o posto de coleta da Hemoba e fazer a doação em nome de Ítalo José de Jesus. Afinal, todos os dias centenas de pessoas dependem de transfusão e as doações servem para abastecer o banco de bolsas.

“Está muito difícil. Ele está começando a sentir dores. Se alguém puder doar essa bolsa de sangue, por favor, se dirija ao Hemoba. Em maio, ele vai entrar na fila de transplante de medula. Já conseguiu doador, que é irmã, para fazer esse teste, mas sem conseguir o sangue fica muito difícil. Vamos salvar essa vida, pelo amor de Deus. Meu filho já sofreu três AVCs, não quero perder meu filho”, declarou ela em entrevista ao Bahia no Ar.

Saiba como doar

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.