População pede explicação do presidente da Câmara por restringir transmissão em rádio de Simões Filho e dificultar acesso dos cidadãos


Desde que assumiu a presidência da Câmara de vereadores de Simões Filho o vereador Genivaldo Lima vem buscando organizar o que na sua concepção não estava correto. No entanto, durante a realização da sessão de abertura dos trabalhos legislativos, na manhã da terça-feira (21), a reportagem do Mapele News, que fez a cobertura completa do evento pôde presenciar um verdadeiro tumulto no acesso a plenária, além de inúmeras queixas por parte da população e profissionais da mídia simõesfilhense.

IMG_6090

Alguns cidadãos demonstraram insatisfação com relação a retirada dos bancos que ficavam posicionados na recepção de entrada, geralmente ocupados por cadeirantes, idosos ou pessoas com alguma dificuldade, que se acomodavam ali enquanto aguardavam atendimento de seus vereadores e agora são obrigados a esperar em pé por horas e horas.

A retirada das cadeiras reservadas a imprensa na área destinada aos assessores e demais autoridades, como acontecia na gestão anterior, e o bloqueio do acesso a internet via wi-fi são algumas das situações que vem causando desordem no posicionamento dos veículos de comunicação, que precisam acessar as informações para transmiti-las com clareza e precisão à toda a população, que não tem como participar pessoalmente na maioria das sessões.

Outra circunstância que tem causado reboliço entre a mídia local é a informação de que o presidente da casa não tem demonstrado interesse em continuar transmitindo as sessões ao vivo, através da rádio Simões Filho FM 87,9 que durante muitos anos levou as discussões dos parlamentares ao conhecimento de todos, com ética e imparcialidade. No entanto, em seu discurso de apresentação, o vereador Cleiton Aparecido (Boly Boly) fez um apelo direto ao prefeito Diógenes Tolentino, que reflete um anseio dos profissionais de comunicação e populares do município.

IMG_6089

“Quero pedir ao prefeito que conceda a rádio Simões Filho FM o direito de transmitir as sessões ao vivo, porque tem muita gente que não pode vir até aqui. Tem o cadeirante que não pode se deslocar, tem o pai de família que está sem o dinheiro de transporte e essas pessoas acompanham o nosso trabalho através da rádio e dos sites da cidade, que mantém as pessoas antenadas”, declarou Boly.

A Rádio Simões Filho FM 87.9 há anos vem levando informação à comunidade Simõesfilhense através dos seus vários programas diários. O programa Bom Dia Simões Filho, comandado pelo radialista Jairo Mascarenhas na companhia de Sérgio Ferreira, vai ao ar diariamente todas as manhãs a partir das 8h e agora, além de poder ser acompanhada via internet em qualquer lugar do mundo, pode ser ouvido também através de tablets esmartfones com sistema operacional android e IOS.

Nas redes sociais, os ouvintes lamentaram a postura do presidente da casa legislativa e de todos os envolvidos na decisão de suspender as transmissões da rádio dentro da plenária, restringindo o acesso à informação especialmente da parte mais humilde da população, que compõem a maioria da audiência da emissora na cidade.

IMG_8504

“È uma pena a suspensão da transmissão da rádio na Câmara. Queria saber do presidente da casa o porquê dessa decisão sem consultar a opinião pública”, externou um internauta e ouvinte da 87,9.

Até o momento não se sabe o porquê da imprensa de Simões Filho ter sido restringida ao acesso à Câmara, nem o que pode ter causado a decisão de interromper a transmissão da rádio. Fato é que por diversas vezes, quando era oposição a gestão administrativa da cidade, o próprio vereador que hoje comanda a mesa da casa legislativa criticou o parlamento quando temporariamente suspendeu o serviço, causando estranheza diante da postura que agora assume.

Embora tenha realizado em sua primeira semana de mandato, uma reunião com alguns representantes da mídia simõesfilhense, com o intuito de estreitar relações e aperfeiçoar a comunicação da Câmara com a sociedade, o que se vê atualmente, por parte dos que dirigem o poder legislativo, é uma certa desvalorização para com os que trabalham transmitindo informações na cidade.

Seria esta a demonstração de valor e respeito que os veículos de comunicação do município esperavam ter, numa gestão que garante transparência e legitimidade no processo que tange os interesses do povo desta boa terra?

Vamos todos prestigiar o que é da nossa terra! Com a palavra, as autoridades competentes.