Ponto de vista: radialista questiona Joel Cerqueira que reconhece insatisfação da população com a empresa Expresso Metropolitano


O Presidente da Câmara de Vereadores de Simões Filho, Joel Luiz Andrade Cerqueira (PT), ao participar por telefone do programa “Bom dia Simões Filho – FM 89.7”, na manhã desta quarta-feira (10), avaliou como positivo o desfecho da condução das reivindicações da comissão de moradores da Ilha de São João, que em manifestação na última terça-feira (09), na Casa do Povo cobraram uma articulação dos poderes públicos com relação ao retorno do final de linha de ônibus naquela comunidade. Em entrevista, o parlamentar reconheceu a insatisfação dos moradores com a empresa Expressa Metropolitano.

Após Joel Cerqueira suspender a sessão ordinária e ouvir junto com os demais vereadores e um representante da Polícia Militar a insatisfação da comunidade que considerou a intervenção policial excessiva, uma reunião pela tarde na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA), viabilizou a ordem e o sentimento satisfatório da comissão de moradores.

Entrevistado pelo radialista Jairo Mascarenhas, o Chefe do Legislativo disse que a reunião que contou com as presenças do Diretor da AGERBA, Eduardo Pessoa, do proprietário da Expresso Metropolitano, do prefeito Eduardo Alencar, comissão de vereadores e moradores ficou acordado o retorno do final de Linha, localizado na Copa I. Apesar do suprimento de algumas linhas, Joel Cerqueira revelou que a comissão de moradores saiu satisfeita com o que foi apresentado em reunião.

Avaliando as diversas críticas feitas pela população de Simões Filho que considera os serviços da empresa Expresso Metropolitano como “péssimos e insatisfatórios”, o Presidente da Câmara reconheceu a insatisfação dos moradores do município e criticou a postura da empresa ao apoiar a reivindicação da APAISF – Associação dos Aposentados e Pensionistas de Simões Filho que reivindicam o espaço no centro do ônibus.

Os idosos a partir de 65 anos por terem o serviço gratuito respaldado pela lei; necessitam ter o acesso no centro do ônibus, ao invés, de ficarem na área restrita. Joel Cerqueira confirmou que o Diretor Eduardo Pessoa disponibilizou a normativa para a empresa, porém, a Expresso Metropolitana ainda não acatou o que já está previsto em Lei. “A empresa que não quer respeitar as leis”, pontuou Jairo Mascarenhas que sempre tem dado espaço a população reivindicar e fazer os questionamentos por conta da ineficiência dos serviços da empresa que há mais de 20 anos opera na cidade.

Com relação ao transporte intermunicipal realizado pela empresa Expresso Metropolitano em Mapele, Joel Cerqueira disse que as linhas continuam mantidas, a condução na AGERBA na última terça-feira com todos os atores em negociação, representa a luta das comunidades, mas a Câmara foi solícita e cumpriu com sua obrigação.
Elevador na Câmara

Há três anos sem solução, Joel Cerqueira questionado pelo radialista Jairo Mascarenhas com relação ao projeto de instalação de um elevador na Câmara de Vereadores, uma causa diariamente batida pelas pessoas que precisam ser respeitadas com relação a acessibilidade.

“Estou triste com essa situação. Já houve duas licitações e deram desertas”, revelou ao explicar que nenhuma empresa teria se apresentado para disponibilizar a venda e instalação do equipamento.

De acordo com Joel, é preciso aguardar os prazos e o recurso está alocado na prefeitura, faltando realizar a instalação.

Ao ser questionado novamente por Jairo Mascarenhas, que de forma irônica disse que “tomara que até dezembro essa criança [elevador] nasça”, o Presidente da Câmara culpou a burocracia que existe nos serviços públicos.

“Temos nosso compromisso e vontade, mas a burocracia tem sido um fato que tem atravancado a gestão e nós e as comunidades temos sofrido com isso”, disse.