Penúltimo lote da vacina contra H1N1 chega em depósito de Simões Filho na quarta (4)


Após cancelamento do dia “D” da vacinação contra a H1N1, no último sábado (30), em diversas cidades baianas, inclusive em Simões Filho, o estado da Bahia vai receber, na próxima quarta-feira (4), cerca de 386 mil doses da vacina contra o vírus. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), usando três caminhões com sistema de refrigeração distribuirá para as regionais de saúde. Os lotes saem de um depósito localizado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A distribuição feita pelo Ministério da Saúde corresponde a 12% de todas as vacinas previstas do estado. A nova remessa representa 77% das 3.499.700 doses destinadas as cidades baianas.

De acordo com o Coordenador de imunização da Sesab, Ramon Saavedra, a expectativa é que nos próximos dois lotes que virão chegue aos 100% de vacinas previstas para a Bahia.

Ainda de acordo com ele, “a distribuição é feita de forma fracionada porque o estado não possui estrutura física e de transporte para receber na totalidade. “Todos anos é assim a distribuição, mas esse ano foi a primeira vez que as vacinas acabaram antes da chegada do novo lote”, explicou Ramon.

Na rede pública, a vacinação está disponível apenas para o grupo prioritário, que inclui os idosos, a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores em saúde, mulheres grávidas ou puérperas – até 45 dias após o parto –, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. O total dessa população na Bahia é de 3.268.957 pessoas.

Cada município precisa ir buscar o lote nas regionais. A Secretaria de Saúde de Simões Filho deverá divulgar nos próximos dias, o cronograma de vacinação.