Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão por ofensas contra diretor da Globo


Paulo Henrique Amorim, apresentador do “Domingo Espetacular”, da Record,  foi condenado a cinco meses e dez dias de prisão por ofender o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel. Em decisão publicada nesta sexta-feira (29), o relator do caso, o desembargador Edison Brandão, avaliou que Amorim está em “autêntica empreitada” contra a honra do jornalista, informou o portal “UOL”.

Segundo o desembargador, a vontade de cometer o crime “salta nítido nos autos, ficando clara a intenção em macular a honra de Ali Kamel”. Em seu blog jornalístico, o Conversa Afiada, Paulo Henrique acusou Ali Kamel de racismo por conta do livro “Não Somos Racistas – Uma Reação aos que Querem nos Transformar numa Nação Bicolor”.

Paulo Henrique afirmou que o diretor da Globo “engrossa as fileiras racistas dos que bloqueiam a integração e a ascensão dos negros” e classificou no texto como uma pessoa “trevoso” – que significa uma pessoa horrível, terrível, medonha. O apresentador, de acordo com o desembargador, “seguramente poderia exercer seu direito à crítica sem emprego de palavras demeritórias e pejorativas”.

Como as ofensas foram feitas na internet, a pena foi aumentada em um terço. Ainda segundo o “UOL”, a decisão ainda cabe recurso, o que Paulo Henrique Amorim deverá fazer. Não é, nem de longe, a primeira vez que ele é condenado por escritos em seu blog. Outros jornalistas da Globo já o processaram por ofensas semelhantes.