Parlamento Jovem Baiano: Inscrições vão até o próximo dia 7


As inscrições para a edição deste ano do projeto Parlamento Jovem Baiano encerram no próximo dia 7 de outubro. A iniciativa é da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), presidida pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP), e da Secretaria de Educação do Estado (SEC). Podem participar estudantes do ensino médio da rede pública que tenham entre 16 e 22 anos.

Os 27 selecionados, um para cada território de identidade, poderão vivenciar o trabalho dos deputados estaduais, podendo elaborar projetos de leis e debates em plenário. “Queremos que a juventude contribua com ideias e críticas para o nosso processo legislativo e, dessa forma, fortaleçamos a construção de uma sociedade cada vez mais democrática”, explica Salles. Os interessados devem acessar o regulamento e se inscrever no site da Assembleia.

O estudante deve fazer uma redação com o tema “Juventudes baianas tecendo políticas públicas”, que tenha relação com uma das comissões da ALBA: Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Desenvolvimento, Relações para Diversidade, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Serão selecionados 27 alunos, um por cada território de identidade.

Apenas um professor pode ser escolhido como orientador. Os alunos aprovados serão empossados como deputados jovens entre os dias 15 e 18 de novembro e realizarão suas atividades na Assembleia Legislativa. Os docentes orientadores participarão, em paralelo, de um projeto de formação de professores em Letramento Político e Formação Cidadã.