Pais de alunos dormem em fila para garantir matrícula em Simões Filho


Para garantir a matrícula escolar na educação infantil da rede municipal de ensino, pais e mães de alunos estão dormindo em filas formadas na porta do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), mais conhecido como Irmã Dulce em Simões Filho, desde a última semana.

O Colégio Santo Antonio há alguns anos tem sido considerado referência no ensino fundamental do município por possuir uma série de cursos, oficinas, auditório, biblioteca e diversos recursos que fizeram da instituição a primeira opção, especialmente para aqueles alunos que estão iniciando a vida escolar.

Em entrevista, ao radialista Roque Santos pela rádio Sucesso (FM 93.1).o secretário de Educação, Manoelito Damasceno informou que não há necessidades dos pais pernoitarem na frente da escola, porque neste ano o número de vagas oferecidas já é maior do que nos anos anteriores, e se preciso será aberta mais uma turma.

“Não precisa essa confusão de gente fazendo fila porque vai ter vaga pra todos. Nós temos aí 20 vagas no Irmã Dulce, se for possível nós vamos abrir mais uma turma de cinco anos, agora quem tiver com seis anos vai ter que ir direto para o primeiro ano. Evidentemente que não temos só o Irmã Dulce, tem outras creches também.” Declarou o secretário.

Questionado sobre a destinação de uma quantidade de vagas para atender pedidos de vereadores, o secretário afirmou que existe sim uma demanda, mas que fará uma avaliação qualitativa para averiguar a possibilidade de atender ou não, porém, deixou claro que não poderia negar vaga aos parlamentares.

“Os pedidos ficam adjacentes, de lado. Nós vamos considerar primeiro uma avaliação qualitativa da Secretaria de Educação para que nós possamos oferecer vagas pra todos. Os pedidos dos vereadores poderão ser considerados, mas poderão ser analisados qualitativamente também. Nós não vamos negar vaga pra ninguém. Vamos oferecer vaga pra todo mundo.” Revelou Manoelito.

Ainda de acordo com Manoelito, a gestão administrativa da cidade tem pretensão de qualificar toda a rede municipal de ensino, utilizando como modelo o CESA. Segundo ele o prefeito Dinha já autorizou a abertura do processo licitatório para contratação de funcionários e compra de matérias escolares, incluindo fardas, livros e merenda escolar.

“Nós estamos com um projeto já pra qualificar todas as creches no nível da Escola Santo Antônio. Então vai ter escola pra todos, vai ter merenda escolar pra todos, vai ter professores na sala de aula pra todos e a qualidade do Irmã Dulce vai ser uma qualidade geral pra todas as escolas. Nesta gestão nós vamos qualificar todas as creches.” Informou ele.

Damasceno considerou também que existe uma intenção de fazer das unidades educacionais de Simões Filho, escolas de primeiro plano.

“Queremos criar uma situação em que as mães possam reconhecer as escolas de Simões Filho como escolas de primeiro plano, essa é a nossa intenção. Não só as creches, mas as escolas de fundamental I e II.” Concluiu Damasceno.