Outubro Rosa: Equipes de limpeza urbana participam de ação de conscientização


As equipes de limpeza urbana, da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Infraestrutura, por meio da JOTAGÊ, participaram de uma ação de conscientização e promoção à saúde, em referência ao outubro Rosa. O encontro aconteceu na última terça-feira (9) e mobilizou de modo especial as mulheres.

“Nós temos uma responsabilidade social com a população e de modo ainda mais especial com as nossas equipes. O câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres, então são imprescindíveis a conscientização e o acompanhamento médico. Nesse sentido, promovemos uma ação, que contou com a participação de uma enfermeira, que falou com propriedade sobre o assunto que mobiliza todo o país”, destacou Geasy Silva, Coordenador da limpeza.

Durante a ação, os funcionários dialogaram sobre os cuidados com a saúde e foram alertados pela enfermeira Patrícia Santana, sobre o autocuidado e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que mesmo sendo casos de menor proporção, também atinge os homens.

Sintomas:

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.