ONG acusa Bolsonaro de sabotar medidas para conter a Covid-19


Organização internacional criticou a conduta que Bolsonaro teve ao longo de toda a crise sanitária.

A organização internacional Humans Rights Watch (HRW) acusa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de tentar sabotar as medidas para conter o contágio do novo coronavírus. A acusação consta no relatório anual sobre os direitos humanos no mundo, divulgado nesta quarta-feira, 13. Além da resposta à pandemia, o documento critica a conduta do Governo Federal no que se refere à preservação ambiental e às liberdades individuais.

Segundo o relatório, “o governo Bolsonaro promoveu políticas que contrariam os direitos das mulheres e os direitos das pessoas com deficiência, atacou a mídia independente e organizações da sociedade civil, e enfraqueceu os mecanismos de fiscalização da legislação ambiental”.

Em relação à Covid-19, a HRW criticou a conduta que Bolsonaro teve ao longo de toda a crise sanitária, desde as declarações que minimizavam a doença, chamando-a de “gripezinha”, até a tentativa de impedir os estados de imporem o isolamento social, passando pela troca de seus ministros da Saúde.