OMS recomenda 2 meses de sexo seguro após visitas a regiões com zika


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou às pessoas que visitarem regiões com transmissão do zika vírus que mantenham durante dois meses relações sexuais com métodos contraceptivos. A recomendação foi feita nesta terça-feira (31).

De acordo com as orientações, caso sejam observados durante esse período sintomas de infecção por zika, como febre, erupções cutâneas, conjuntivite e dores musculares leves, o período de proteção deve ser estendido para seis meses. Em caso de gravidez de pessoas que vivem ou passaram por áreas de risco, a OMS recomenda sexo seguro por toda a gestação.

A organização lamentou em um relatório divulgado na segunda-feira (30) a falta de dinheiro para combater o vírus. Apenas US$ 2 milhões dos US$ 17 milhões solicitados pela OMS para as ações de combate a epidemia no mundo foram doados pela comunidade internacional.

O chefe do painel independente de especialistas sobre zika da OMS, David Heymann, acredita que apesar dos riscos a data da Olimpíada do Rio de Janeiro deve ser mantida. Segundo ele, adiar o evento daria uma falsa sensação de segurança.

“Pessoas entram e saem do Brasil todo o tempo para férias, negócios, para tudo. E para a Olimpíada são menos viagens, seria uma viagem só. Acontece nos meses de inverno, quando, esperamos, a transmissão (do vírus) seja menor”, disse Heymann à agência de notícias Reuters.