“Nunca tive intenção de comprar triplex”, revela Lula em depoimento a Mouro


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em depoimento prestado ao juiz Sergio Mouro, nesta quarta-feira (10), negou que seja dono do triplex no Guarujá, em São Paulo. Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), ele recebeu o imóvel como parte de propina paga pela OAS por contratos com a Petrobras. “Nunca tive a intenção de adquirir o triplex”, disse Lula ao juiz Sérgio Moro, negando ter ocultado o apartamento. “Eu não solicitei, não recebi, não paguei nenhum triplex. Não tenho”.

“Fui lá ver o apartamento, coloquei 500 defeitos no apartamento, voltei e nunca mais conversei com o Leo (Pinheiro, ex-presidente da OAS) sobre o apartamento”, garantiu o ex-presidente. Moro então questionou Lula sobre uma visita ao imóvel feita pela mulher do petista em 2014, época em que Lula diz que já havia desistido da compra do imóvel. “Eu não sabia que tinha tido visita. Não sei se o senhor tem mulher, mas nem sempre ela pergunta para a gente o que vai fazer”, afirmou Lula sobre Marisa, morta em fevereiro deste ano.

“Eu estou sendo julgado pelo que fiz no governo, pela construção de um power point mentiroso, que é ilação pura”, disse, afirmando também que quem fez o power point desconhece política e queria provar que o PT é uma organização criminosa e ele, o chefe. A fala foi em referência aos procuradores do MPF. Segundo ele, seu governo não pode ser julgado e ele já teria sido julgado duas vezes pelo povo brasileiro – quando se elegeu.

Moro perguntou sobre a rasura no documento de compra da unidade no prédio – o número 144, da unidade pela qual o casal Lula pagou, aparece escrito sobre o número 174, o do triplex. “Não sei, quem rasurou? Eu também gostaria de saber”, diz.
Lula disse que a Lava Jato é uma “caçada jurídica”. “Estou sendo vítima da maior caçada jurídica que um presidente ou político brasileiro já teve “, afirmou, já em suas declarações finais.

“É ilação pura. Aquilo deve ter sido feito, com todo respeito, por alguém que desconhecendo a política, fizeram o Power Point porque já havia tese anterior de que o PT era uma organização criminosa, que Lula era chefe que montou um governo para roubar. É uma tese eminentemente política”, afirmou ele ainda. Lula também afirmou que a acusação precisa ser feita com seriedade e provas e “não pode ser especulativa”.

O interrogatório começou às 14h 18 e terminou por volta das 19h 10, na primeira vez em que o petista foi ouvido como réu no processo. Agora, o MPF e as defesas podem pedir últimas diligências e, logo após, o juiz dará prazo para as alegações finais. Após essa etapa, os autos voltam para Moro, que definirá a sentença dos réus.