Numa demonstração clara de representatividade, Deputada Kátia Oliveira é ovacionada durante evento em Simões Filho


Na manhã dessa sexta-feira (29), a deputada estadual pelo MDB, Kátia Oliveira, marcou presença e foi bastante ovacionada e bem recebida pelo público presente durante a inauguração da Policlínica Regional de Saúde, na cidade de Simões Filho Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Numa demonstração clara de representatividade, carisma e força política, Kátia foi bastante aplaudida ao ter seu nome citado durante a inauguração da Policlínica. Muito emocionada com o carinho demonstrado pelo público a deputada agradeceu nas redes sociais a presença de todos que, mesmo debaixo de sol quente, compareceram ao evento e prometeu caminhar junto para servir e fazer o bem.

“Momentos registrados nas inaugurações do CAPS e da Policlínica Regional em Simões Filho. Graças ao trabalho do prefeito Dinha somado a minha representatividade na ALBA e do nosso grupo, a saúde do município de Simões Filho avança.  Equipamentos como esses vão melhorar a vida e o bem estar do povo simõesfilhense. O amor pela nossa gente e pela nossa terra é o que nos motiva para trabalhar mais e mais.  Vamos pra frente!”, disse a deputada.

Ao longo das quase quatro horas de evento, além do governador a deputada foi uma das mais assediadas para fotos ou cumprimentos.


Veja como serão as ações da unidade no município

A policlínica vai oferecer serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade para cerca de 785 mil baianos que moram nos municípios de Camaçari, Conde, Dias D’ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João e Simões Filho.

A gestão da policlínica será realizada em parceria entre Governo do Estado e os municípios que integram os consórcios. Dessa forma, os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes.

Foram investidos cerca de R$ 23 milhões, entre obras e equipamentos e micro-ônibus, que realizam o transporte dos pacientes. Contando com 106 profissionais, a unidade terá médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. Além disso, também serão oferecidos diversos exames, como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, entre outros.

Além da policlínica, o governador Rui Costa também entregou à população a Academia de Saúde, localizada na Praça Sete de Setembro, e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), instalado na Rua Osvaldo Cruz s/n. Os equipamentos fazem parte do Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (PROSUS), com financiamento de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de contrato firmado entre o Banco e o Governo do Estado, sendo executado pela Secretaria da Saúde (Sesab).

Com investimento total de R$ 1,96 milhão, o Caps será responsável pelo acompanhamento clínico e reinserção social dos usuários, a exemplo do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos. A Prefeitura de Simões Filho ainda foi beneficiada com duas novas ambulâncias.

Todas as consultas e exames serão feitos através de um agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados. Para terem acesso à unidade de atendimento, a população de Simões Filho deve marcar a regulação nos postos de saúde, assim serão atendidos com hora marcada, os pacientes terão um micro-ônibus com ar condicionado e acessibilidade, que fazem o transporte diariamente para levar os pacientes de seus municípios até a Policlínica.

A inauguração contou com a presença do governador Rui Costa e do Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o Senador Otto Alencar, a Deputada Estadual Olivia Santana, o prefeito de Simões Filho Dióges Tolentino, o vice-prefeito Sid Serra, a Prefeita de Dias d´Ávila Jussara Márcia, e a Prefeita Moema Gramacho que é presidente do Consorcio que vai administrar a Policlínica e demais autoridades.