Núcleos esportivos e culturais devem beneficiar 40 mil baianos em Simões Filho e mais 77 cidades


Cerca de 40 mil baianos de Simões Filho, Salvador e diversos outros municípios da Região Metropolitana e do interior do estado, serão beneficiados com acesso gratuito a atividades esportivas, culturais e de lazer com a inauguração do Programa Esporte, Lazer e Diversão para Você (Pelc-Bahia), realizada na manhã desta segunda-feira (14) no Centro Pan-americano de Judô, em Lauro de Freiras.

Serão 100 núcleos de atividades atendendo, cada um, 400 pessoas de todas as faixas etárias. A iniciativa partiu de um convênio entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Desporto da Bahia (Sudesb), o Pelc-Bahia está sendo negociado desde 2014 e será implantado até o próximo mês. O Ministério do Esporte também é parceiro do projeto.

Cada núcleo irá oferecer, no mínimo, seis atividades diferentes entre esporte e cultura, com a frequência de duas a três vezes por semana, incluindo o final de semana, nos três turnos. Cada aula terá a duração de uma hora.

Previsto para começar no mês que vem, o Pelc-Bahia está na fase de capacitação de sua equipe. Até o fim de agosto, as coordenações dos núcleos serão treinadas.

“Primeiro nós vamos ter um período, até o início de setembro, de qualificação e coordenação das equipes. Esse é um programa de caráter nacional e nós temos, inclusive, a Universidade Federal de Minas Gerais que fará todo esse trabalho de formação de equipe”, explica a secretária da Setre, Olívia Santana.

“Cada município terá seu lançamento do Pelc-Bahia e vai abrir as inscrições para que as pessoas possam participar: crianças, jovens e idosos. Cada núcleo terá sua especialização: alguns serão mais voltados para idosos, outros mais para jovens, então, as modalidades esportivas e culturais serão mescladas. Com a equipe pronta, nós poderemos abrir as inscrições”, completou a secretária.

No total, 78 municípios terão núcleo do programa, entre eles Alagoinhas, Andorinha, Barreiras, Boquira, Brumado, Cachoeira, Caculé, Caetité, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Candeal, Chorrochó, Coaraci, Correntina, Cruz das Almas, Encruzilhada, Eunápolis, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Macarani, Macaúbas, Mairi, Morro do Chapéu, Paramirim, Pé de Serra, Planaltino, Poções, Porto Seguro, Presidente Dutra, Riachão do Jacuípe, Riacho de Santana, Rodelas e Salvador e Simões Filho.

Serão ofertadas atividades de alongamento, caminhada, ginástica, vôlei, handebol, basquete, futebol, futsal, karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação, canoagem, música, coral, teatro, artesanato, filmes/fotografia, dança, capoeira, leitura infantil, brinquedoteca, recreação, dama e xadrez. As atividades serão distribuídas com local, turno e horário no formato de grade.