Nos bastidores do MCMV em Simões Filho: Secretária divulga vistorias e fala sobre denúncias. “Não existe ilegalidade”


Após divulgação da lista de contemplados do Residencial Alvorada, localizado no bairro Simões Filho I, nesta quarta-feira (23), em contato com a reportagem, diversas reclamações e denúncias de moradores ganharam força também nas redes sociais. Moradores inscritos no programa ‘Minha Casa Minha Vida’, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, questionam os critérios de seleção e acusam a gestão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDES), de agir de forma ‘ilegal’ na definição de contemplados.

Ainda de acordo com populares, centenas de pessoas inscritas desde o início do programa federal em 2009; não teriam ainda sido contempladas pelo programa. Outra insatisfação é com relação à Secretaria de Habitação, já que moradores entendem que a pasta deveria realizar todos os procedimentos desde a inscrição até à entrega das chaves pela Caixa Econômica.

A reportagem do ‘Mapele News’, esteve na manhã desta quinta-feira (24), e acompanhou um clima de conflito por parte de algumas pessoas inscritas no programa que reivindicam sobre o porquê de seus nomes não compor a última lista divulgada na manhã de ontem (23).

Segundo a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Lúcia Abreu, os 800 contemplados que tiveram seus nomes divulgados para o Alvorada, embora, ainda faltam 124 famílias, já que o empreendimento contempla 924 Unidades Habitacionais, se deu por conta da corrida para agilizar o processo de entrega. Ainda conforme seu esclarecimento, a gestora garantiu que até a próxima semana haverá uma nova lista com os demais 124 contemplados.15174483_1794104777512345_1908341790_n

 “A Caixa Econômica Federal já tinha as 800 pessoas aprovadas e algumas pessoas com deficiência por falta de atestado foram reprovadas, mas elas tem prioridade no programa e após uma avaliação poderão retornar a lista”, afirmou ao esclarecer também que nesta sexta-feira (25), estará indo à Caixa para fazer consertos de possíveis pessoas com deficiência que teriam sido reprovadas.

Em entrevista, Abreu que reafirmou a prioridade para pessoas com deficiência, disse ainda que as avaliações não podem ser feitas de qualquer jeito, entretanto, algumas pessoas reprovadas, podem haver consertos sim, após envio novamente do dossiê para a Caixa Econômica e caberá a instituição financeira dizer o porquê da reprovação definitiva, caso haja a reprovação mais uma vez.

“Tudo será analisado de uma forma precisa e com segurança”, salientou.

Denúncias / Reclamações / Esclarecimentos

Diversos moradores ampliam suas insatisfações sobre os critérios de seleção e com a ‘boca no trombone’, alegam que existem irregularidades no programa. Um caso que chamou a atenção nas redes sociais, foram os questionamentos devido a um nome de uma contemplada que estaria sido beneficiada em dois residencias, o Bela Vista, entregue a mais de um ano e agora novamente no residencial Alvorada, em Simões Filho I.

“Minha indignação é a falta de respeito com a população que realmente precisa”, declarou um morador de Estrada de Candeias, em contato com a reportagem.

Lúcia Abreu explicou que a ‘DUPLICIDADE’ é possível sim de acontecer. De acordo com sua explicação sobre o imbróglio que repercute na cidade, “poderá acontecer da pessoa contemplada não assumir o empreendimento e preferir ficar em outro conforme a sua acessibilidade”.

“Existe a desistência do empreendimento aqui na SEDES, mas jamais a pessoa contemplada irá receber duas Unidades Habitacionais; nem assinar dois contratos”, disse Lúcia Abreu.

Ela ainda esclareceu que ‘não existe pessoas especiais a serem beneficiadas, mas existem sim, pessoas com necessidades especiais que foram reprovadas porque a Caixa Econômica visualizou a ausência de algum procedimento, mas cabe conserto em alguns casos.

Entre as justificativas em que as pessoas podem ter reprovação em definitivo, estão os casos de compor o Cadastro de Inadimplência na Caixa, além de ter residências em qualquer local do país.

Cota para Vereadores

Com relação a denúncias ampliadas por moradores de que pessoas ligadas aos representantes do Poder Legislativo seriam beneficiadas, Lúcia Abreu negou e considerou a denúncia como sem fundamento.

“Isso não existe. Até para uma pessoa desabrigada não podemos dar a ela, 100% de prioridade se irá conseguir a moradia, porque, fazemos a primeira análise, porém, a Caixa Econômica tem outra maneira de fazer as avaliações já que tem todo o acesso de informações por meio do CPF da pessoa e, sendo assim, define os contemplados”, declarou.

Com relação a possíveis fraudes alegadas por pessoas que ainda não tiveram seus nomes contemplados no programa, a gestora do Social reafirmou que pela SEDES o trabalho tem sido árduo e duro, mas feito com muita responsabilidade por parte dos que trabalham no programa na secretaria.

“Não podemos garantir o recebimento do imóvel a ninguém por mais prioridade que a pessoa tenha”, reafirmou.

ATENÇÃO: Vistoria

As 800 famílias que foram contempladas antecipadamente, por questão de já terem sido aprovadas pela Caixa, uma programa que define a data e os horários da vistoria, foi divulgado pela SEDES na manhã desta sexta (24).

Acontecerá nesta sexta-feira (25), sábado (26), segunda-feira (28), terça-feira (29), quarta-feira (30/11) e quinta-feira (01/12), as vistorias para as famÍlias contempladas no Residencial Alvorada. Na próxima semana as 124 famílias restantes deverão ser anunciadas, através, de uma lista de complementação.

A empresa Vertical disponibilizou o cronograma de vistoria. A Secretária pede muita atenção com as datas e os horários e alerta que o contemplada deverá olhar a coluna com a letra da quadra, para visualizar o bloco. Ela contou que houveram alguns problemas na vistoria do residencial Ipitanga, onde algumas pessoas perderam o dia e o horário. No ato da vistoria um relatório é assinado pelo contemplado e a SEDES divulgará em breve a data da assinatura do contrato.

Confira cronograma de vistoria, nos links:

http://www.simoesfilho.ba.io.org.br/arquivos_cl…/…/90081.pdf

E o bloco informados na lista oficial de contemplados:

http://www.simoesfilho.ba.io.org.br/arquivos_cl…/…/89949.pdf