Neojiba reúne núcleos em apresentação no TCA; estudantes simõesfilhenses fazem parte da orquestra


Formados por crianças e adolescentes, os núcleos do Neojiba do Bairro da Paz, em Salvador, e de Vitória da Conquista, na região sudoeste, se apresentaram juntos, pela primeira vez, na noite desta quinta-feira (25), no Teatro Castro Alves (TCA), durante o terceiro concerto da série Neojiba no TCA. Com o tema Paisagens Poéticas, o encontro foi seguido de um concerto do Neojiba, sob a batuta do maestro venezuelano Manoel López-Gómez, que já havia regido o núcleo, pela primeira vez, há cerca de dez anos, e novamente em 2013.

Na ocasião, o Neojiba também se uniu à campanha #ChegadeTrabalhoInfantil, do Ministério Público do Trabalho.O maestro Manuel Lópes-Gómez disse que tocar com o Neojiba no TCA é uma experiência prazerosa. “Sinto-me muito contente de voltar aqui ao maravilhoso Teatro Castro Alves, que tem uma acústica muito sensível”.

Para ele, o TCA representa não somente a música, mas a cultura em geral, as artes, o ballet. “Há dez anos, fizemos o primeiro concerto com a Orquestra e agora estamos com outra geração de jovens do Neojiba, talentosíssima. Todos os baianos devem se sentir orgulhosos de terem este projeto musical e social tão importante.Que ele se multiplique cada vez mais”.

Os núcleos do Neojiba atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, com faixa etária de 4 a 29 anos. Ao todos, são 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral, sediados em quatro municípios do estado.

Em Salvador, os Núcleos atuam nos bairros Liberdade, Pirajá, Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Itapagipe, Nazaré e Federação. No interior, os Núcleos estão em Vitória da Conquista, Simões Filho (RMS), Feira de Santana (centro norte) e Porto Seguro, (distrito de Trancoso), no sul. Há ainda o Núcleo de Gestão e Formação Profissional, localizado em Salvador.

Em junho, as Turnês dos Núcleos do Neojiba chegam no Nordeste de Amaralina e na Federação. Em julho, o Núcleo Antônio Gasparini realiza a Turnê em Feira de Santana. Em agosto, é a vez do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro. Em setembro, a Turnê será realizada na região de Itapagipe, em Salvador, e no município de Simões Filho. O projeto encerra em outubro – mês de aniversário dos dez anos do Neojiba – no bairro de Nazaré, em Salvador.