Nelson Barbosa chefiará delegação brasileira em Fórum Econômico na Suíça


A Secretaria de Imprensa da Presidência informou nesta segunda-feira (18), para à imprensa,  que com a ausência da presidente Dilma Rousseff no Fórum Econômico Mundial deste ano, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, será o responsável por chefiar a delegação brasileira que participará do encontro.

Criado em 1971, o fórum é realizado anualmente em Davos (Suíça) e reúne lideranças mundiais para discutir temas econômicos de interesse global, como estratégias para a retomada do crescimento ao redor do mundo e ações para o aquecimento da economia nos países. A edição de 2016 ocorrerá entre os dias 20 e 23 deste mês.

Dilma se reuniu pela manhã no Palácio do Planalto com Nelson Barbosa e Jaques Wagner (Casa Civil) por cerca de três horas e um dos temas do encontro entre os três foi a apresentação que o Brasil levará a Davos no Fórum Econômico.

Desde que chegou ao Palácio do Planalto, em janeiro de 2011, a petista só foi uma vez, em 2014, ao encontro. No ano passado, por exemplo, ela trocou sua participação pela posse do presidente boliviano, Evo Morales, em La Paz.

Na última sexta (15), Dilma chamou ao Palácio da Alvorada, residência oficial, cinco ministros, representantes do Banco do Brasil, do BNDES e do Tesouro Nacional para uma reunião que durou cerca de três horas. De acordo com as informações da assessoria do Planalto, entre os temas do encontro de sexta estavam a agenda de comércio exterior para 2016 e a participação brasileira em Davos.