Nasa revela descoberta de 7 planetas semelhantes à Terra


A Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA) promoveu na manhã desta quarta-feira (22)  uma coletiva de imprensa para anunciar a descoberta de 7 novos planetas no sistema planetário da estrela TRAPPIST-1, localizada a 40 anos-luz do Sol.Nasa_planetas

Segundo a NASA, três destes planetas estão implantados na chamada “zona habitável” e podem conter oceanos de água em suas superfícies, o que abre a possibilidade para que o sistema tenha condições de abrigar vida.

De acordo com artigo publicado na revista “Nature”, o sistema tem sete planetas com um tamanho próximo ao da Terra, localizados em uma zona com temperatura entre 0ºC e 100ºC, o que segundo a agência espacial é um recorde de planetas deste tamanho e nessa zona temperada.

Desde a descoberta destes primeiros três exoplanetas, há cerca de 10 meses, os pesquisadores monitoraram a TRAPPIST-1 a partir do solo, com o Telescópio Liverpool, na Inglaterra, e do espaço, com a ajuda de equipamentos da agência espacial dos EUA.

Com esse monitoramento, as estimativas iniciais apontam que os seis planetas mais próximos da estrela anã têm massas que são semelhantes à da Terra, além de possivelmente terem estruturas rochosas.