“Não podemos ser tratados como marginais. Só queremos levar comida para nossos filhos”, afirma categoria em condição ‘irregular’ no transporte de Simões Filho


 [soundcloud soundcloudurl=”https://soundcloud.com/silvio-souza-mapelenews/nao-podemos-ser-tratados-como-marginais-so” ][/soundcloud] A categoria formada por pessoas em condição ‘irregular’, no sistema de transportes da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), mobilizou as duas últimas sessões da Câmara de Vereadores, onde foi apresentado e aprovado em caráter de urgência, nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei que estabelece a proibição do Transporte Clandestino Urbano e Rural Individual ou Coletivo de Passageiros no território do município.

Clamando o apoio do Poder Legislativo e com faixas nas mãos, a categoria tentou sensibilizar a Casa por meio de frases como “Não Podemos ser tratados como marginais. Só queremos levar comida para nossos filhos”.

Apesar da mobilização, os parlamentares com a abstenção de Genivaldo Lima (DEM) e ausência dos Vereadores, Kátia Cristina (PMDB) e Alfredo Assis (PP), votaram a favor do Projeto de Lei oriundo do Poder Executivo e autoriza a aplicação de multas e apreensões para quem desobedecer a Lei no território da cidade

Revoltados desde a terça-feira passada (12), os considerados ‘clandestinos’ alegam que desejam a ‘regularização’ e criticaram o serviço oferecido pela COOTASF.

“Temos fotos de carros da Cooperativa rodando para Suburbana e BR, além do serviço precário com carros sujos, péssima padronização, pneu careca, lanterna sem acender, entre outras precariedades”, defendeu um grupo de pessoas em condição ‘irregular’ à equipe de reportagem.

Ainda de acordo com eles, que se sentem ‘desassistidos pelo poder público’, a incoerência exacerbada e vexatória é a do Vereador Luciano Almeida que mais uma vez protagoniza uma situação, que de conforme diversas opiniões da categoria, o parlamentar visa seus interesses próprios.

A categoria dos ‘não-permissionários’, ‘irregular’ e considerada ‘clandestina’; considerou como ‘grande estranheza’, Luciano Almeida que critica tanto o prefeito Eduardo Alencar e ter passado para a oposição; mas vibrou pela tramitação do Projeto na Câmara de Simões Filho e fez uma elucidação.

“O Vereador Luciano Almeida tinha 2 carros ‘clandestinos’. Comia no mesmo prato que nós; e hoje enquanto ele come filé; nós estamos chupando osso”, revelou em entrevista uma das pessoas do grupo que foi acrescentado por outro. “Hoje ele é contra porque conseguiu alvará e tem 2 dois carros na COOTASF”, revelaram pontuando que estão em nome de ‘laranja’, um dos nomes seria do cunhado do parlamentar.

Na Câmara os presentes ouviram gritos da categoria que disseram que Luciano Almeida teria veículo rodando na cidade. Na tentativa de se defender, o vereador perdeu o equilíbrio e apontando o dedo em direção ao homem que o acusou; declarou. “Quero que você prove e vou te processar”.

Vaiado pela categoria na semana passada, após também ser ignorado pelos professores, a cada semana o parlamentar registra um fato ‘negativo’ e nesta terça-feira (19), o Presidente da Câmara Joel Cerqueira chegou a pedir que os parlamentares respeitassem o povo de Simões Filho, por conta das manifestações ‘fora de hora’ de Luciano Almeida.

Apesar da aprovação a favor da Lei que coíbe o transporte irregular e concede à aplicação de multas e apreensões, Joel Cerqueira afirmou que é necessária a ampliação de linhas e oportunidades para que os que estão em ‘condição irregular’; também possam entrar no sistema regular de transporte público do município.