Na China, estudante Simõesfilhense apresenta projeto de combate ao bullying


A estudante Rayssa Rodrigues, 12 anos, 7° ano, do Colégio Estadual Professor Hermes Miranda do Val, localizado em Simões Filho, vivencia dias inesquecíveis em Pequim, na China. Desde a última quarta-feira (6), ela está em viagem para o Oriente, onde re¬pre¬senta o Brasil na Be The Change Conference, em Pequim, com a apresentação do projeto Grupo de Apoio e Conselhos (GAC), desenvolvido junto com os colegas para ajudar a enfrentar questões que podem afligir jovens e crianças em qualquer lugar do mundo, como o bullying, o preconceito e a baixa autoestima.

O evento anual reúne crianças e jovens de vários países que são protagonistas de projetos voltados para soluções criativas em suas escolas e comunidades. Para Rayssa, este é um momento único. “Eu estou muito feliz, aprendendo maneiras novas de comunicação. Está sendo uma experiência emocionante, cheia de aprendizagem. Tudo aqui descreve emoção, descreve aprendizado. É muito incrível. A viagem me motivou a querer muito mais a aprender outros idiomas e é uma experiência que vou levar daqui para a vida toda”.

China
“Está sendo uma experiência emocionante, cheia de aprendizagem”.

O frio e a temperatura em torno de 2º C foram algumas das novidades que Rayssa encontrou no Oriente. Mas a estudante está aproveitando cada momento da viagem. Ela fez questão de vestir a camisa da escola onde estuda e falou com orgulho, na hora da apresentação, sobre o GAC. “A apresentação da gente foi muito emocionante, porque tudo tinha verdade e emoção. Acho que a gente conseguiu passar muito bem”. Segundo ela, tudo é muito intenso. “São muitas coisas que estou vivendo que, se for descrever em uma palavra, é imensidão”.

Foto: Divulgação

Na Be The Change Conference, Rayssa falou sobre o ‘Grupo de Apoio e Conselhos (GAC)’, que envolve alunos de diferentes idades e contribuem para mudar a realidade escolar, por meio do diálogo e do enfrentamento destes problemas. Em 2015, a iniciativa foi premiada no concurso ‘Desafios Criativos da Escola’, uma iniciativa do projeto ‘Criativos da Escola’, do Instituto Alana, que credenciou a estudante a viajar na companhia da professora e orientadora do projeto, Simone Bocaiuva.

raissa

Ao falar sobre a participação no evento, a professora Simone disse ter sido “emocionante e muito receptiva. Todos gostaram e parabenizaram Rayssa pela maturidade e desenvoltura. Somos a representação de uma educação pública que faz a diferença e acredita no protagonismo juvenil, na autonomia e no acolhimento”.

 

 

 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado