Mutirão oferece oportunidades para jovens no Programa Primeiro Emprego


A Secretaria de Educação do Estado da Bahia, juntamente com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (Setre) da cidade de Ilhéus está oferecendo aos jovens munícipes a oportunidade de serem encaminhados para contratação no Programa Primeiro Emprego, através de mutirão promovido em parceria com a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf), a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e a Casa Civil.

A ação, que acontece nesta quarta-feira (17), das 8h às 17h, no auditório da Universidade Estadual de Santa Cruz, envolve atualização cadastral e encaminhamento para contratação no Programa Primeiro Emprego (PPE).

A iniciativa tem por objetivo agilizar a contratação de egressos do Ensino Profissional da rede pública estadual para o Primeiro Emprego. Os egressos de 2015, 2016 e 2017 da Educação Profissional que atenderem os requisitos para participarem do programa poderão realizar a atualização cadastral e verificar se são elegíveis para contemplar as vagas. Para que os estudantes e egressos sejam contratados, em caso de seleção, é importante que estejam com seus dados cadastrais atualizados no banco de dados da Secretaria Estadual da Educação.

Os interessados devem apresentar os seguintes documentos necessários: Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência (a lista completa está disponível no local e nas unidades escolares). A expectativa da Secretaria da Educação é que 500 egressos dos 57 cursos oferecidos pela Educação Profissional, entre os quais Administração, Técnico em Enfermagem, Informática e Secretário Escolar estão entre as opções atendidas durante o mutirão sejam empregados.

Caso atenda os requisitos e seja elegível para a vaga, o candidato terá a Carteira de Trabalho assinada com todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no Estado. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo; já nas Fundações, o contemplado terá os seguintes benefícios: salário mínimo, plano de saúde (Planserv), alimentação, vale transporte e processo formativo vinculado à sua área e ao serviço público. Para aqueles que concluíram as disciplinas, mas não finalizaram o estágio obrigatório, poderá haver encaminhamento para estágios remunerados em órgãos públicos.

O projeto é uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado, para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho. A oportunidade representa mais conhecimento e melhores chances de se firmar no mercado de trabalho para os jovens desenvolverem uma boa carreira profissional no futuro.