Mulheres são valorizadas e ocupam cargos importantes no governo Dinha Tolentino


A eleição de Dilma Rousseff como a primeira presidente do Brasil mostrou que as mulheres estão cada vez mais ocupando seus espaços na sociedade.

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, essa tendência já é bastante comum e desde 2017 as mulheres e jovens conquistam postos de destaque e comandam cargos estratégicos e importantes na administração do atual prefeito da cidade, Dinha Tolentino e em outras esferas sociais, como também na política.

Das 15  secretarias municipais no governo de Dinha (MDB), pelo menos 8 mulheres comandam importantes pastas no serviço público. O prefeito tem reservado posições de destaque para as mulheres exercerem cargos de comando em secretarias, antes ocupadas por homens.

Exemplo disso pode ser comprovado nas pastas da comunicação, Vânia Santana; secretária municipal de Saúde, Iridan Brasileiro, secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Sirliane Ribeiro, secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres; Andrea Almeida, Secretária de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Andrea Pereira dos Santos.

O grau de valorização das mulheres na administração do prefeito Dinha também pode ser confirmado com a presença de Poliana Venas, assessora técnica da secretaria de saúde, Simone Costa, Secretária de Administração, Jailce Andrade, Controladoria, Heliene Mota, superintendente da Educação, além de mais mulheres que ocupam outros cargos.


Também já fizeram parte do primeiro escalão do atual governo, Dra. Maria Bethânia à frente da Secretaria de Saúde.

Até 2030, a participação feminina no mercado de trabalho brasileiro deve crescer, enquanto a do homem vai cair, indica estudo do Ipea. Mudanças culturais, a conquista de direitos e um maior investimento em educação pelas mulheres explicam o movimento. Com mais anos de estudo e em maioria no ensino superior, elas se tornaram uma mão de obra mais qualificada do que a masculina, avaliam especialistas.

Os pesquisadores estimam que, daqui a 11 anos, 64,3% das mulheres consideradas em idade ativa, com 17 a 70 anos, estarão empregadas ou buscando trabalho. No início dos anos 90, essa parcela era menor (56,1%). Já a participação masculina deve encolher de 89,6% para 82,7% nessas quatro décadas.

As projeções foram feitas a partir de dados da Pesquisa Pnad Contínua, do IBGE. Elas não incorporam os efeitos da provável aprovação da reforma da Previdência, que fará com que os brasileiros se retirem mais tarde do mercado de trabalho.

Veja lista dos cargos mais importantes na Prefeitura de Simões Filho ocupados por homens e mulheres:

Auditor Fiscal – Demilson Lima

Procuradora Adjunta – Laís Matos

Secretaria da Fazenda – Carlos Roberto

Secretaria de Habitação – João Contador

Assessora de Comunicação – Vânia Santana

Procurador Fiscal – Antônio Cajuba

Procurador de Simões Filho – Dr. Jarbas Magalhães

Secretaria de Administração – Simone Oliveira

Secretaria de Governo – Edson da Kipão

Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Belmont

Secretaria de Cultura e Turismo – Ailton Silvaiguerra

Secretaria de Saúde – Iridan Brasileiro

Secretaria de Mobilidade Urbana – Jackson Bonfim

Secretaria de Esporte- Siliane Ribeiro

Secretaria de Desenvolvimento Social – Andrea Pereira dos Santos

Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente – Elias Melo

Ouvidoria do Município- Darciléia Agostinho

Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres; Andrea Almeida.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública – Wilton Ramos

Secretário de Infraestrutura – Carlos Neto