Mudança no horário das sessões da Câmara de vereadores revolta eleitores Simõesfilhenses


Durante a sessão ordinária referente aos trabalhos da Câmara de vereadores de Simões Filho, realizada na manhã desta terça-feira (14), um embate entre os edis e o apelo popular do munícipe presente demonstrou que o legislativo simõesfilhense parece andar na contramão das propostas de mudanças, prometidas durante período eleitoral.

IMG_6245

Foi colocado em votação o Projeto de Resolução 001/2017 da mesa diretora, que visa alterar o horário das sessões da casa legislativa do período matutino das 09h as 12h para o período noturno das 17h as 20h, seguindo a norma de regime interno, no artigo 126, que permite a alteração em procedimento legal.

No entanto, diante de um exposto que deixou claro a vontade do povo pela não aprovação da mudança no horário, os parlamentares, ainda que aos “troncos e barrancos” aprovaram a alteração, causando bastante revolta na população.

Após o fim da conturbada sessão, alguns moradores fizeram questão de externar sua revolta em assistir o veto do apelo popular, quando a maioria dos vereadores aprovaram a mudança do horário da sessão, deixando de lado a manifestação do munícipe simõesfilhense.

“Eu não gostei em hipótese nenhuma. Eu moro numa cidade violenta que é Simões Filho e fui pego de surpresa através do presidente da Câmara, Genivaldo Lima que quer mudar a sessão com uma votação realizada rapidamente, trazendo a sessão pra noite. Simões Filho é uma cidade violenta. Aí eu pergunto, e o pessoal que mora em comunidades distantes não vão poder vir a pé assistir essa sessão? Não tem transporte. Então, na minha visão, o presidente não faz questão que a população venha até a Câmara de vereadores, pra que ele aprove os projetos sem que a população esteja vendo”, Revelou Diego que mora no Cia.

Já para outro morador que reside na Pitanguinha, a situação ficou ainda mais complicada. “Eu sou morador, sou munícipe e espero que ele repense a decisão dele. Eu fiz uma enquete rapidamente aqui na Câmara e todos falaram que acham melhor manter o horário pela manhã. Mas ele disse aqui que a população quer a noite. Isso não é verdade vereador, revelou indignado.

O vereador Everaldo (Vel), também foi um dos defensores da permanência do horário, sobretudo pela questão do transporte precário, oferecido as comunidades mais distantes do centro da cidade, o que dificulta a acessibilidade do povo à Câmara.

IMG_6268

“A gente tem andado na região de Mapele, Pitanga de Palmares, na minha região lá em Simões Filho I, Góes Calmom, Oiteiro, Cobocó, nas regiões bem distantes e a gente sabe do nosso transporte. Eu como presidente da comissão de transporte junto com Del e Adailton, quero dizer que nosso transporte infelizmente está negativo, então a gente que tem carro é muito fácil colocar a sessão para tarde, porque se acabar a sessão nove, dez horas da noite a gente pega nosso carro e vai pra casa e o povo fica sofrendo aí na praça”, disse ele.

Durante a fala de Vel, o presidente da casa resolveu interrompê-lo e colocá-lo em uma verdadeira “saia justa” perguntado se ele estava disposto, junto com os demais parlamentares a resolver o problema do transporte na cidade.

Sem se intimidar, Vel voltou a afirmar que sim, porém isso não impede de ouvir o apelo da população, que pede a permanência do horário pela manhã. O Vereador ainda salientou que tem apenas uma semana a frente da comissão, e que no momento da eleição nenhum de seus nobres colegas quis assumir a função de presidente daquela comissão, impulsionando ele a se colocar a disposição.