Moradores do Residencial Bela Vista II em Simões Filho reclamam de poluição sonora no condomínio


Alguns moradores do Conjunto Habitacional Bela Vista II, localizado no bairro Santo Antônio do Rio das Pedras em Simões Filho, estão insatisfeitos com a realização de paredões e circulação de carros com som alto durante os finais de semana na localidade.

Em contato com a reportagem do Mapele News, um dos proprietários contou que a situação está ficando insustentável, haja vista que, o som alto chega a invadir o interior dos apartamentos, incomodado até mesmo que os demais moradores consigam assistir televisão ou se concentrarem em alguma outra atividade.

“É uma bagunça o que está ocorrendo lá. A gente tem que colocar a televisão no último volume pra ver se consegue assistir alguma coisa. Isso é quase todo final de semana. A situação está braba”, revelou o morador

De acordo com o morador, alguns comerciantes organizam festas nos bares, o que vem sendo uma opção de lazer para a comunidade, no entanto, o barulho dos bares com os carros que abrem a mala e disparam os paredões acabam gerando uma extrema poluição sonora.

“Ontem mesmo eles fizeram uma festa incrível lá. Só que às vezes começa 08h da manhã e vai até as 00h. É o domingo inteiro assim. Às vezes a polícia chega e acaba com o som, porque antes era na frente do condomínio, agora é no meio do estacionamento”, disse ele.

Poluição sonora é o excesso de ruídos que afeta a saúde física e mental da população. É o alto nível de decibéis provocado pelo barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio ambiental.

O nível do barulho admitido nos grandes centros urbanos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode atingir até 50 decibéis porém, o que é verificado normalmente chega a 90 e 100 decibéis.

Portanto, qualquer som que ultrapasse os 50 decibéis, já pode ser considerado nocivo para a saúde e afetar seriamente a qualidade de vida. Além de ser considerada crime ambiental, a poluição sonora pode resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos.