Moradores denunciam situação de abandono no Mercado Municipal: “crianças vivem no meio de sujeira e animais”


Alguns moradores do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) chamaram a atenção das autoridades públicas sobre a situação de abandono do Mercado Municipal. De acordo com a comunidade, além de melhorias na estrutura física, falta fiscalização, higienização e ordenamento dos comerciantes.

“O que está acontecendo lá dentro do Mercado é sujeira, cachorros, crianças sendo criadas dentro do estabelecimento junto com moradores de rua, alcoólatras e tantas outras coisas que a gente vê ali”, revelou um morador do Parque Continental.

Segundo as informações, falta um ordenamento por parte dos feirantes, que deixam suas mercadorias expostas à contaminação dos animais que circulam livremente pelo local, como cachorros e gatos.

“São animais abandonados. Alguns até agressivos que além da sujeira que provocam, podem vir a agredir as pessoas. Eu já soube de casos de pessoas agredidas por esses cães, inclusive crianças”, disse o morador.

A outra questão, que na concepção da comunidade precisa de uma intervenção urgente das autoridades públicas, é sobre a frequência de crianças no local. Para os moradores, uma ação do conselho tutelar ou de outros órgãos competentes deveria acontecer no sentido de fiscalizar a situação.

“Quem for lá vai constatar que é verdade. Acontece a qualquer hora do dia. Praticamente as crianças que são filhas dos comerciantes estão sendo criadas naquelas condições precárias. Eu mesmo presenciei sábado um homem soldando uma peça e a criança passou pertinho da solda, correndo o risco de se machucar”, disse outro morador do Cia I.

As péssimas condições de funcionamento da feira estão sendo discutidas há muito tempo em Simões Filho. Em fevereiro deste ano, a prefeitura em parceria com a Conder, realizou uma visita técnica para dar início aos estudos que viabilizarão a requalificação de toda a estrutura do local, porém até o momento nada foi feito.