Moradores de Cotegipe em Simões Filho reivindicam na justiça indenização por desapropriação de terra


Moradores do distrito de Cotegipe, no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, estiveram na manhã desta quinta-feira (08), no fórum municipal, a fim de reivindicar uma suposta invasão, que está sendo executada por uma empresa do seguimento privado na localidade.

De acordo com os moradores, funcionários da empresa CajuLog estão desmatando uma parte da vegetação e interrompendo o fluxo de águas em algumas nascentes na tentativa de demarcar uma extensa área de terra.
Segundo informações, a comunidade está sendo muito prejudicada, inclusive aquelas famílias que sobrevivem da criação de animais ou do plantio, porque perderam toda a sua safra.

“Eles estão acabado com nossas plantações, com nossas árvores, entupindo nossas nascentes e nós não temos mais o que fazer”, disse Mateus dos Santos.

Alguns cidadão disseram ainda que os funcionários alegam estar agindo com a autorização da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (SUDIC), porém até, o momento ninguém teve acesso a documentação.

Neste momento a comunidade já está contando com a orientação da Defensoria Pública, que prometeu tomar as medidas cabíveis para que, em acordo com a empresa a demanda da população local seja atendida.