Moradores da Ilha de São João voltam a reclamar do transporte público em Simões Filho


Os moradores do bairro Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) voltaram a se manifestar contra o transporte coletivo intermunicipal prestado pela empresa Expresso Metropolitana, na manhã desta quarta-feira (19).

De acordo com dona Geovanina, moradora do bairro a mais de 30 anos, desde que a empresa resolveu deslocar o fim de linha do transporte intermunicipal no bairro para a comunidade vizinha, no final do ano passado, a população local tem enfrentado diversas dificuldades para se locomover.

“Sempre tivemos um fim de linha aqui, só que agora resolveram tirar, não deram nenhuma satisfação sobre o porquê e nós estamos nessa situação, dependendo da boa vontade deles”, conta dona Geovanina.

A moradora revelou também que já aguardava a pelo menos 40 minutos para pegar o transporte que faz o roteiro para a estação do Retiro em Salvador. Além da demora, a moradora reclama que o veículo chega sempre lotado, inviabilizando o mínimo de conforto para idosos, cadeirantes ou portadores de necessidades especiais que precisam utilizar o transporte.

Ainda de acordo com a comunidade, os moradores estão deixando de ir a capital por causa da dificuldade de deslocamento, neste sentido, as diversas demandas que seriam resolvidas em Salvador estão tendo que ser atendidas dentro do próprio município.

“Estamos sem alternativa, temos que resolver tudo aqui dentro de Simões Filho mesmo. O que nos vale ainda é que temos os microônibus que circulam dentro no município e no último caso nos deslocamos até o Centro pra pegar outro transporte”, disse um morador.

A comunidade da Ilha de São João solicita que o poder público ou órgãos competentes tomem alguma providência com o intuito de minimizar o sofrimento da população que permanece sem alternativa ou qualquer expectativa de melhorias no que se refere ao transporte coletivo.