Moçambique: Número de mortos em explosão no centro do país sobe para 60


O número de mortos da explosão de um camião-cisterna na quinta-feira (17), na província de Tete, centro de Moçambique, subiu de 56 para 60, informou nesta sexta-feira (18), fonte do hospital que assiste os feridos,  ao RTP Notícias.

De acordo com Verónica de Deus, em representação da direção hospitalar, outras 35 pessoas estão em estado crítico e, na maior parte dos casos, a equipe médica se esforça para evitar infecções e tratar as profundas feridas contraídas na sequência da explosão.

O balanço apresentado nas primeiras horas de hoje pelo Governo indicava a existência de 56 mortos confirmados e 108 feridos, abaixo das 73 vítimas mortais avançadas na noite de quinta-feira pela emissora pública citando o Governo Provincial de Tete.

Segundo a versão do Governo, o camião desviou-se da sua rota para a localidade de Caphiridzange, no distrito de Moatize, onde ocorreu a tragédia, após o motorista ter abandonado o veículo em sobreaquecimento.

Dezenas de pessoas, de acordo com o Governo, tentavam retirar o combustível do camião quando foram surpreendidas por uma explosão.

À entrada do Conselho de Ministros, o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, lamentou hoje a tragédia e disse que é preciso flexibilidade das autoridades na assistência às vítimas.201611171832034816_afp

O Conselho de Ministros extraordinário ocorreu em paralelo com o envio previsto para para o local da tragédia com uma equipe governamental, liderada pela ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, acompanhada pelo ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, pelo vice-ministro da Saúde, Mouzinho Saíde, e pelo diretor do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, Osvaldo Machatine.

O Governo moçambicano decidiu igualmente criar uma comissão de inquérito para investigar a explosão, a ser liderada pelo Ministério da Justiça e integrada pelos ministérios do Interior, Transportes e Comunicações, Administração Estatal e Função Pública e Energia e Recursos Minerais.

O Governo moçambicano decretou hoje três dias de luto nacional, com início às 00:00 de sábado e prolonga-se até 21 de novembro.