Ministro Celso de Mello compara momento atual do Brasil à Alemanha de Hitler


O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), comparou o momento atual vivido pelo Brasil com o da Alemanha sob o domínio de Adolf Hitler. Em mensagem enviada a ministros da corte, ele alertou que a “intervenção militar, como pretendida por bolsonaristas e outras lideranças autocráticas que desprezam a liberdade e odeiam a democracia”, nada mais é “senão a instauração, no Brasil, de uma desprezível e abjeta ditadura militar”.

Celso de Mello, decano do STF, ainda disse que “guardadas as devidas proporções, o ‘ovo da serpente’, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933) parece estar prestes a eclodir no Brasil”.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) compartilhou o vídeo de uma entrevista em que o jurista Ives Gandra Martins defende que as Forças Armadas podem agir como poder moderador, de forma pontual, quando houver impasse entre os demais poderes. Segundo ele, a hipótese estaria prevista no artigo 142 da Constituição, que trata do papel institucional dos militares no país.

O título do vídeo retuitado por Bolsonaro era “A politização no STF e a aplicação pontual da 142”. As falas de Ives Granda têm sido invocadas por defensores de uma intervenção dos militares nos outros poderes. Juristas de outras correntes dizem, no entanto, que a ideia defendida por Ives Gandra e Bolsonaro é descabida.

A tarde