Mesmo sem provas: Orlando de Amadeu acusa grupo de Eduardo Alencar de boicotar licitações do governo atual


O líder da atual gestão municipal na Câmara, vereador Orlando de Amadeu falou na manhã desta quarta-feira (26), sobre as dificuldades que o prefeito Diógenes Tolentino tem tido com relação à realização de licitações, especialmente ao que se refere à iluminação pública.

De acordo com o vereador, o prefeito Dinha tem feito um excelente trabalho a frente do município de Simões Filho, mas tem ainda encontrado alguns contratempos, que segundo ele são reflexo da guerra política com o grupo do ex-prefeito Eduardo Alencar.

“No inicio do ano o prefeito encontro muitas dificuldades com o abandono que as escolas se encontravam, hoje ainda se encontram porque não conseguimos fazer todo o trabalho que deveria ser feito, por conta das condições, das licitações, mas na Educação o prefeito deu um impacto de melhorias muito grande. Hoje nós temos merenda escolar e material de limpeza, funcionários trabalhando, coisa que não tinha antes”.

Orlando conta que somente para contração dos serviços de iluminação pública a prefeitura está a quatro meses tentando realizar uma licitação, porém das 10 empresas participantes, a que ganhou em primeiro lugar com o valor abaixo do orçamento previsto, alegou que não tem como executar, atrapalhando a conclusão do processo.

“Nós estamos enfrentando dificuldades com a licitação. É uma vergonha o que eles estão fazendo coma gente. Participaram umas dez empresas desta licitação, uma ganhou em primeiro lugar com o preço abaixo do normal. Como é que em uma licitação de 500mil, o cara chega com uma proposta de 300mil, você acha que ele vai executar? Não vai. Essa licitação já tem quatro meses rolando. É por isso que a cidade está escura”.

Mesmo sem ter como provar, Orlando atribuiu o insucesso nas licitações ao grupo do ex-prefeito Eduardo Alencar, que de acordo com o vereador está colocando empresas para participar do pregão, com o intuito de boicotar a contração e atrasar a execução do serviço.

“Eles estão fazendo para prejudicar o prefeito Dinha. O grupo que perdeu a eleição que não saiu de cima do palanque ainda. Ele coloca empresas para poder participar da licitação, ela acontece, eles abaixam o preço da licitação porque é pregão e termina o preço ficando abaixo do valor de mercado. Depois que ganha, quando vai fazer o contrato, ele desiste”.

O vereador revelou ainda que as 5 primeiras empresas aprovadas no pregão presencial desistiram de assinar o contrato depois do prazo estipulado de 20 dias, dificultando ainda mais para a administração pública.

“Nós já estamos na quinta empresa que está sendo chamada da licitação de iluminação pública. Isso é uma vergonha. Como é que a empresa se habilita a entregar o material e no dia de assinar o contrato, depois de um prazo de 20 dias da publicação, aí a empresa vai e desiste. Isso é uma perseguição ao prefeito Dinha”.

Orlando falou também sobre a dificuldade de relacionamento com o governador Rui Costa, que deixou de repassar a cota obrigatória de medicamentos para o município desde o inicio da gesta atual.

“Nós ainda somos perseguidos pelo governo do estado, que não está mandando a cota de remédios para o município. Então nós estamos em falta em alguns postos de saúde o remédio que é obrigatório o governo do estado mandar pra o município. Esse governo de Rui Costa, assim como o de Wagner, nunca teve compromisso com a cidade de Simões Filho”, disparou.

Mesmo com tantos contratempos, o representante do governo na Câmara disse que se for necessário, Dinha irá fazer contratos emergenciais, mas não deixará de atender as demandas da população, garantindo o bem estar e a qualidade de vida para todos os cidadãos.

Em entrevista na Rádio Sucesso FM 93.1, na manhã desta quarta-feira (26),