Mateus e Felipe de Mapele em Simões Filho e Mateus Brandão de Salvador, após avaliação devem integrar o Fluminense e o América mineiro


A vontade de brilhar nos gramados dentro e fora do país evidente na vida de muitos jovens é um sonho real que  começa pelas escolinhas de futebol. Conduzidos por ex-jogadores que abrem o coração para a iniciativa de contribuir com projetos sociais de inserção ao esporte, os jovens aprendem as técnicas e com o treinamento é possível ressaltar o talento de quem leva jeito com a bola. E se a estrela brilhar durante um dos testes realizados pelos olheiros, o jovem atleta é levado para treinar nas categorias de base de grandes clubes. Com dedicação, esforço, talento e muito treino, os atletas têm a chance de se tornarem jogadores profissionais.

Com a expectativa de brilhar nos gramados brasileiros, dois jovens do Distrito de Mapele, localidade que fica na zona rural do município de Simões Filho, a cerca de 22 km da capital baiana, estão prestes, ou melhor de malas prontas para o Fluminense, time carioca.

A reportagem do “Mapele News”, esteve em um campo de futebol, no Distrito de Aratu, onde os jovens atletas faziam treinamento com os professores Alex e Magrão que também se dedica a cuidar da parte empresarial e prospecção da futura carreira dos jovens. A expectativa é que em breve dias, a população de Simões Filho tenha mais um grande motivo de ter orgulho do celeiro de talentos que possui a cidade.

De Mapele para os gramados brasileiros, Felipe e Mateus são os jovens jogadores, dos três escolhidos por empresários a cerca de uma semana. Além deles, o jovem Mateus Brandão de Paripe, subúrbio ferroviário de Salvador também arruma as malas para o América mineiro.

A reportagem entrevistou o jovem atleta, Mateus de 17 anos e morador de Mapele que relatou o contentamento pela expectativa de integrar o time carioca. “Minha expectativa de vida é dar um futuro melhor para minha família e também ajudar o meu bairro porque Mapele necessita muito de apoio”, declarou Mateus.

Mateus apesar das dificuldades enfrentadas na realização do seu sonho, o jovem demonstra uma grande força e auto-estima com o seu talento que é muito elogiado por toda população de Mapele. O atleta apesar da idade, já coleciona uma extensa passagem por alguns times e atualmente vive a expectativa da carreira profissional. Ele contou que a primeira pessoa a indicar e revelar o seu talento foi o professor Gilson da escolinha Edgard Santos, em Simões Filho.

Logo após, Mateus teve a oportunidade de ir a São Paulo pela Seleção de Simões Filho, onde o time ficou em 4º lugar. Ele relata diversas passagens na sua trajetória, onde também passou uma temporada no Clube Redenção.

Segundo o jovem jogador, pelo “ABB de Simões Filho”, disputou o baiano, onde passou duas temporadas e vindo posteriormente integrar por um ano a Seleção do São Francisco do Conde. De volta a capital paulista, Mateus chegou a participar de uma avaliação com o empresário de Cafú, ex-jogador de futebol e de lá foi para o Tolentino, um time do interior de São Paulo.

De volta à Bahia, o mapelense retornou para o time de São Francisco do Conde, onde começou a se empenhar mais ainda com o preparo físico e voltando novamente para o Estado de São Paulo, disputou pelo Leões do Recanto, a Taça Paulista de base.

Atualmente, após participar de uma avaliação, através do projeto dos professores Alex e Magrão, no distrito de Aratu,  o jovem que é zagueiro tem uma grande chance de ir para o time do Fluminense, no Rio de Janeiro.

Mateus demonstrou em sua fala que é extremamente necessária a implantação de políticas públicas para inserção dos jovens, principalmente por tantas vulnerabilidades sociais. Ele também comemorou a recente vitória  dos dois candidatos ao Legislativo do seu bairro.