Manoel Carteiro indica inclusão do ‘Arraiá de Mapele’ no calendário oficial de festas do município


O vereador Manoel Carteiro (PSB) pretende por meio de indicação n° 092/2019, de sua autoria, incluir o tradicional ‘Arraiá de Mapele’ no calendário oficial de eventos da cidade nos dias 23 e 24 de junho. A proposição foi aprovada por unanimidade, na 14ª Sessão Ordinária de terça-feira (4).

Segundo o autor da indicação, o evento retrata a verdadeira tradição dos festejos juninos há mais de 20 anos, propagando a cultura nordestina. “Este projeto visa integrar a comemoração, desenvolvendo o resgate social, exercendo a cidadania através de ações reunindo a comunidade e gerando lucro aos comerciantes e agricultores que, ao longo do ano esperam ansiosamente para expor seus produtos e comidas típicas como bolo de aipim, o milho, bolo de carimã, pamonha, lelé, amendoim e licores dos frutos da região”, justificou.

Entre outros objetivos, Carteiro cita em sua indicação que “a tradicional festa tem por finalidade resgatar a tradição e promover a socialização entre os moradores e turistas, oportunizando conhecer as características das festas juninas, valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalhador e ao homem do campo, incentivando o trabalho das cooperativas e proporcionando a participação em diversas brincadeiras, tais como a quadrilha junina, corrida de saco, eleição da Rainha do Milho, o pulo da fogueira do compadre e da comadre, bem como valorizando e perpetrando os costumes e valores tradicionais”.

Rafael Santana