Major explica redução de homicídios em Simões Filho e comenta sobre preparação da PM para paralisação no dia 28


Em entrevista exclusiva ao Mapele News, na manhã desta quarta-feira (26), o Comandante da 22ª CIPM, Major Fábio Dias falou sobre aspectos relevantes do restabelecimento da segurança pública em Simões Filho, sobre a diminuição do número de homicídios nos últimos dias e sobre a ação da PM diante das manifestações atreladas a possível paralisação prevista para o dia 28 em todo o país.

Conforme declarado pelo major, com relação a paralisação nacional, caso haja alguma necessidade de intervenção policial, a PM se coloca em apoio a população no sentido de conter apenas o considerado “radicalismo”, mas que não existe nenhuma pré disposição em impedir o exercício livre da cidadania.

“Nós convivemos num país democrático, em que o cidadão tem o direito de exercer a sua cidadania. O nosso posicionamento vai ser para que evitemos os chamados radicalismos, mas seremos imparciais na nossa conduta, caso ela venha a acontecer, e nos posicionaremos sempre como mediadores de conflitos e não como geradores de ocorrência”, revelou Dias.

O major explicou que embora a PM esteja preparada para atuar em pontos estratégicos da cidade, ele acredita que em Simões Filho não haverá necessidade de intervenção policial.

“È claro que estaremos preparados em pontos estratégicos da cidade, mas acredito que seja uma forma de manifestação para chamar a atenção do povo, se ela vier a ocorrer, mas que dentro do nosso planejamento não deveremos ter nenhum tipo de ocorrências mais graves.

Até porque o povo de Simões Filho é um povo ordeiro, pacífico, e que vai saber exercer os seus direitos da melhor forma possível, incluindo o apoio da nossa 22ª CIPM” declarou ele.

De acordo com o Major Fábio Dias, a diminuição do número de homicídios em Simões Filho, nesta segunda quinzena de abril, embora não seja motivo de comemoração, já pode ser considerado os primeiros resultados positivos das ações de prevenção e inibição da criminalidade que vêm sendo realizadas no município desde a sua chegada, em janeiro deste ano.


“É claro que a gente avaliar a efetividade da Policia Militar apenas no que diz respeito ao número de homicídios é uma forma até cruel de a gente mostrar todo o nosso esforço, porque realmente existem outros homicídios que nós não temos como controlar, mas no que diz respeito ao decréscimo no número de homicídios, que eu não gosto nem de comemorar isso, mas realmente é algo à luz, a nos fazer refletir, porque nós temos feito várias operações e eu vou atribuir essa redução inicial, a nossa produtividade Policial Militar”, disse ele.

Segundo Fábio Dias, o seu Plano de Comando está pautado no Programa do Governo Estadual Pacto Pela Vida, que inicialmente propõe o diálogo com a tropa e um estudo aprofundado da região mensurada para que o trabalho seja desenvolvido estrategicamente.

“Nós temos um programa do Governo chamado Pacto Pela Vida, e é encima deste programa de governo que eu estou elaborando o meu Plano de Comando. Inclusive, como já divulguei, iremos fazer inicialmente Workshop interno com nossa tropa para ouvirmos a nossa tropa, ouvirmos aqui as sessões responsáveis pela prestação do serviço, aí faremos uma análise da mancha criminal, a dinâmica das facções, e todas essas informações serão canalizadas para o nosso Plano de Comando”, revelou.


Para o Major, nesta faze inicial o planejamento é imprescindível para a atuação da PM, por isso algumas metas e desafios estão sendo traçados para que a corporação consiga gerar bons resultados a curto, médio e longo prazo.

“Teremos metas a serem atingidas a curto, médio e longo prazo, claro que a Policia Militar nunca sozinha vai atingir essas metas, daí porque a gente vai envolver outros órgãos públicos, a sociedade civil organizada, e sem dúvida alguma chegaremos a uma cidade em que a sensação de segurança vai melhorar e muito” afirmou ele.

Conforme colocado Por Dias, os números que mapeiam a cidade de Simões Filho já demonstram uma redução do quadro de violência e a descentralização da tropa com a implantação das Bases de Apoio operacional é um fator de bastante relevância.


“Pra que os senhores tenham uma ideia, os indicadores que mostram que nós estamos no caminho certo, são os que mostram a produtividade da Policia Militar, quer seja no número de abordagem a pessoas, a veículos, a pontos de ônibus, nós sempre temos esse acompanhamento semanal para ver se aumentamos.

A nossa forma de descentralizar a presença da PM principalmente nos distritos mais longínquos, que já iniciamos este processo de instalação de Bases de Apoio Operacional, então enfim, eu acho que essa série de ações, aliadas as operações que nós estamos fazendo, principalmente após o estudo da mancha criminal aqui do município”, destacou.


Dias disse ainda que a participação da população e de outros comandos, como o da Policia Civil devem contribuir com o trabalho da PM e diminuir ainda mais os índices criminais em Simões Filho.

“A participação da sociedade organizada simõesfilhense quer seja através da reativação do nosso WhatsApp Denúncia, que já temos recebido algumas denúncias, a operação RMS segura, a operação Força Tática, a operação Paz no Trânsito, outras operações que nós pretendemos fazer, aliado também a parceria com a Polícia Civil, através do nosso amigo Delegado Ciro eu acredito que nós começaremos a colher esses bons resultados, a médio e longo prazo”.

Para finalizar o Major voltou a falar em unir forças e demonstrou confiança no que tange o processo de resgate da segurança pública municipal e da manutenção da paz no território simõesfilhense.

“A luta é árdua, mas juntos, principalmente com o envolvimento que a gente pretende cada vez mais fortalecer com a Policia Civil, com o Poder Judiciário que é importantíssimo, principalmente com relação às audiências de custódia, Ministério Público aqui presente e a sociedade civil organizada, que a gente possa ouvir todas essas demandas, eu acho que nós em muito pouco tempo vamos começar a colher esses bons resultados como já iniciamos”, finalizou.