Líder comunitário “Binho do Quilombo” é assassinado em Simões Filho


O líder da comunidade Quilombola de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), popularmente conhecido como “Binho do Quilombo”, foi brutalmente assassinado na manhã desta terça-feira (19), no distrito de Pitanga de Palmares, próximo do local onde residia.

O corpo de Binho foi encontrado dentro do seu carro, em frente a Escola Municipal de Pitanga de Palmares com marcas de tiros.

Testemunhas afirmam que um carro branco parou do lado do veículo da vítima e sem sair de dentro do automóvel os meliantes dispararam cerca de 14 disparos de arma de fogo contra Binho, que não teve tempo de reagir.

Binho é filho da senhora Maria Bernadete Pacífico, ex-secretária da Promoção da Igualdade Racial do município e grande militante na luta pela valorização das comunidades quilombolas e de matrizes africanas.

Histórico

Ex- candidato a vereador do município de Simões Filho, BInho do Quilombo possuía uma personalidade simples e bastante carismática. Era visto como um dos grandes defensores dos direitos humanos, especialmente quando se tratava da comunidade Quilombola onde se originou.

Além de líder nas batalhas pela melhoria da qualidade de vida de  sua comunidade, Binho era visto como uma grande personalidade. Músico nato, ele fazia a diversão do público mais jovem de Pitanga de Palmares com uma das bandas de samba mais respeitadas da região.

Ele ainda atuava na organização de torneios de futebol, eventos tradicionais e festas comunitárias. Certamente, o seu legado ficará marcado na memória e na vida de todos que puderam conviver com ele.