Legislativo aprova indicação para construção de creche em tempo integral na comunidade do Ponto Parada


O vereador Cleiton Bolly Bolly (SD) apresentou ao Executivo indicação n° 047/2019, de sua autoria, que trata da construção de uma creche em tempo integral na comunidade do Ponto Parada, em Simões Filho. A matéria foi aprovada por unanimidade na 6ª Sessão Ordinária de terça-feira (9), no plenário da Câmara.

O autor da indicação justifica que a proposição tem por objetivo ampliar a jornada escolar dos alunos de creche e dar suporte aos pais que não têm com quem deixar os filhos e precisam trabalhar. O edil salienta que o Ensino fundamental I já tem o programa “MAIS EDUCAÇÃO”, que tem o intuito de atender a modalidade da educação em tempo integral. Dessa forma, se faz necessário que a educação infantil também possibilite o ensino em tempo integral também nas áreas de conhecimento como arte, esporte, cultura, saúde, recreação, entre outras.

De acordo com o parlamentar, é grande atualmente a necessidade de uma creche na comunidade, pois muitos pais precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos, sendo que a existência de um espaço educativo alia a dois fatores importantes: a possibilidade dos pais trabalharem com tranquilidade e o estimulo à educação infantil aos seus filhos.

“O Bairro Ponto Parada precisa de uma creche em tempo integral. Existe algumas creches, mas não suporta a quantidade de crianças que têm na localidade. A comunidade está crescendo muito e precisa desse amparo”, avaliou Bolly.

Para o vereador, a creche permitirá que os pais possam se dirigir ao mercado de trabalho com a tranqüilidade de saber que seus filhos estão sendo devidamente cuidados. “A creche vai trazer mais segurança para as mães que vão ter condições melhores de saírem e deixarem seus filhos. Acho importante as pessoas terem onde deixar suas crianças com segurança”, completa o parlamentar.

Bolly argumenta que apesar de às vezes ser difícil para os pais deixarem as crianças em creche, pode ser importante para o seu desenvolvimento através da educação pré-escolar, proporcionando condições para o sucesso da aprendizagem na vida de todas as crianças. Estímulos como música, movimentos, cores e brincadeiras, além da socialização são à base da educação infantil.

A indicação sugerida pela então vereadora Kátia Oliveira (MDB), hoje deputada estadual, foi subscrita pelo vereador que assumiu a autoria do projeto. “Eu tinha feito essa indicação junto com ela. Eu subscrevi o projeto e depois que ela deixou o mandato de vereadora, eu assumi a autoria do projeto. Aí, ela pediu que eu assumisse todos os projetos dela. Ela já autorizou e, por isso, que eu apresentei essa indicação”, explica o vereador.

Aprovada por unanimidade, a indicação será encaminhada ao Executivo para sanção do prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha).