Laboratório público em Simões Filho firma cooperação com a ONU no combate ao zika vírus


O laboratório Bahiafarma, localizado no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nesta quinta-feira (17), conquistou mais um destaque, entre os laboratórios brasileiros, com um acordo e parceria de cooperação internacional com a Organização das Nações Unidas (ONU) no combate ao avanço da epidemia do zika vírus.

De acordo com informações do ‘Bocão News’, o encontro aconteceu em Genebra, na Suíça, na sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e contou com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, representantes do governo da Bahia, da Bahiafarma e da ONU.001-copia

“Na oportunidade, a ONU mostrou interesse em conhecer os testes rápidos de diagnóstico de infecção por Zika vírus desenvolvidos pela Bahiafarma e a possibilidade de aplicação do dispositivo em áreas onde já há surtos da doença ou há muito risco de que eles ocorram”, declara a publicação.

De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em breve a assinatura de um memorando no Brasil, irá formalizar o acordo e dar início aos trabalhos de cooperação.

Ainda de acordo com o gestor de saúde, “existe o interesse imediato de aquisição dos testes para uso em áreas onde os surtos de Zika já são realidade, sobretudo em países carentes, como Cabo Verde e Guiné-Bissau”, acrescentou.

Conforme o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, explicou à publicação, a disponibilidade de testes rápidos para diagnóstico de infecção por Zika vírus seria um novo suporte do Pnud para países que já são beneficiados com ações semelhantes no trato com outras enfermidades.

O secretário e o executivo seguem de Genebra para Copenhague, na Dinamarca, onde se reúnem nesta sexta-feira (18), com diretores do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).