Kátia Oliveira solicita reforma geral do mercado municipal e instalação da Clínica de Nefrologia, em Simões Filho


A Deputada Estadual Kátia Oliveira (MDB) solicitou em sua indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) que fosse encaminhado ao Governador Rui Costa o pedido para o Governo do Estado, junto à Secretaria de Saúde do Estado, para que viabilize a implantação do Centro de Referência de Diagnóstico por Imagem e instalação da Clínica de Nefrologia pelo atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e também a reforma geral do Mercado Municipal de Simões Filho.


Na indicação, a parlamentar falou da construção do mercado, depois da instalação do Centro Industrial de Aratu, em 1967, com a finalidade de articular as relações entre a produção e a comercialização de mercadorias da localidade, interligando setores da economia de Simões Filho, entre eles agricultura, pesca, pecuária e artesanato.

Desde 2017, segundo a emedebista, o município adotou os procedimentos necessários para a regularização fundiária do mercado, cujo terreno foi doado oficialmente pela Vale S.A. “No entanto, a previsão de um investimento na ordem de R$12 milhões impõe o pedido de auxílio ao Governo do Estado, ente federado com maiores recursos financeiros que pode promover a execução da reforma”, justificou, lembrando o compromisso político de requalificação do equipamento, assumido pelo ex-governador Jaques Wagner, em 2012, e reafirmado pelo atual governador, em 2014.

Katia considera legítima a expectativa do povo de Simões Filho com relação à obra, “que trará maior dignidade as famílias que utilizam o mercado público para vender ou adquirir mercadorias, Pela sua localização geográfica, o Novo Mercado Municipal dará contribuição inestimável para a regeneração urbana do centro de Simões Filho.

A parlamentar também pediu ao governador Rui Costa em sua indicação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que fosse encaminhado ao Governador Rui Costa o pedido para o Governo do Estado, junto à Secretaria de Saúde do Estado, para que viabilize a implantação do Centro de Referência de Diagnóstico por Imagem e instalação da Clínica de Nefrologia em Simões Filho pelo atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em sua indicação, a Deputada Kátia destaca que é de grande importância, a implantação de um Centro de Diagnóstico por Imagem em Simões Filho pelo SUS para atender toda a população. A parlamentar defende que o Estado deve executar ações e serviços especializados de saúde, auxiliando o município na atenção básica ampliada.

“Não há dúvidas de que o Governo do Estado deve assumir as responsabilidades pela contratação de serviços e materiais especializados que, dada a sua natureza, devem ser custeados pelos entes federativos que detém a maior parte da receita tributária. Dessa forma, pode-se inferir que o Governo do Estado deve, a partir das secretarias estaduais de saúde, aplicar seus recursos próprios e aqueles repassados pela União para os municípios, oferecendo suporte logístico e financeiro, a fim de concretizar o acesso de toda a população à saúde.

Neste sentido, um importante auxílio que o Governo do Estado pode ofertar ao povo de Simões Filho refere-se aos exames de diagnóstico por imagem, tais como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, densitometria óssea, doppler vascular, raio-x, dentre outros. Essas técnicas possibilitam analisar diretamente as estruturas corporais afetadas por alguma patologia, enxergando como a doença as afeta, de forma a planejar o melhor tratamento e acompanhar sua evolução, planejando intervenções cirúrgicas de forma precisa.

Esses exames ampliam a detecção precoce de diversas doenças e representam mecanismo não- invasivo para visualizar estruturas internas do organismo humano. Sublinho, inclusive, o alto custo- benefício, tendo em vista que tais investimentos se traduzem na garantia de tratamentos adequados em tempo oportuno”, argumenta Kátia em sua indicação.

A deputada também solicitou a instalação da clínica de nefrologia para o tratamento de hemodiálise na cidade com a disponibilização de profissionais médicos, técnicos e especialistas. De acordo com Kátia, vale salientar que pacientes que realizam esse tipo de tratamento se deparam com um enorme custo com locomoção para receber o tratamento em outras partes do Estado. Com a implantação da clínica no município minimizaria os transtornos de deslocamento para que os pacientes recebam o tratamento de hemodiálise mais perto de casa, um avanço significativo na vida de quem tanto necessita dessa especialidade.

“Também reitero a solicitação realizada pela Prefeitura de Simões Filho, por meio de ofício protocolado na SESAB, que se refere a instalação de Clínica de Nefrologia, com especialistas e unidades de diálise no município. Destaco que a hemodiálise é procedimento temporário e eficaz na substituição da função renal em pacientes que padecem de insuficiência aguda ou crônica, sendo indispensável para a manutenção da vida destas pessoas. Contudo, os pacientes de Simões Filho ainda sofrem deslocamento semanal para a capital baiana, a fim de realizarem os seus atendimentos.

Tal situação constitui obstáculo para a regularidade das sessões, prejudicando a qualidade de vida dos usuários do sistema e impondo novos custos a municipalidade, designadamente com transporte dos pacientes. Dessa forma, é urgente que o Governo do Estado atue na construção de Clínica de Nefrologia em Simões Filho, com contratação de médicos e técnicos da área”, solicita Kátia através do documento.