Kátia Oliveira solicita à Embasa soluções para a falta de água na região metropolitana


A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) protocolou, nesta quinta-feira (19), um ofício na Embasa solicitando ações imediatas para resolver o problema da falta de água em diversas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A parlamentar ressalta que a falta de água coloca em risco a população diante do avanço da pandemia de coronavírus no Brasil e no estado. Ela defende, inclusive, uma intervenção do governador Rui Costa (PT) para que o problema seja solucionado.

“Em um tempo de alerta para a higiene pessoal, temos que sensibilizar o poder público para uma maior atenção às necessidades básicas. Não é possível que uma pessoa fique sem poder tomar banho, cozinhar alimentos adequadamente e ter uma higiene adequada em tempos como esse. Com a falta de água, não se pode nem lavar as mãos, que é uma recomendação fundamental da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção do vírus. A Embasa deve travar um plano para atender às demandas no menor tempo possível para evitar a disseminação da doença no estado”, afirmou a deputada.

A parlamentar diz que, em Simões Filho, por exemplo, o problema já se arrasta há meses com um abastecimento de água irregular. Ela também solicitou atenção para outras cidades do interior que passam pela mesma situação. “Não podemos aceitar mais isso. Devemos estar alertas para a higiene e, assim, evitar ao máximo a transmissão”, salientou.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em relatório publicado em 2013, somente 65% da população residente no Município de Simões Filho é atendida por sistemas de abastecimento de água. Cerca de 40 mil moradores da cidade não tem acesso a água tratada e encanada. “Se para quem tem água já está difícil, com desabastecimento, imagina para essas 40 mil pessoas que nem acesso tem”.

Na Assembleia Legislativa da Bahia, Kátia Oliveira tem apresentado propostas solicitando à Embasa melhorias nos serviços de abastecimento em diversas regiões do estado. Em Simões Filho, por exemplo, ela já havia pedido obras para melhorar o sistema de abastecimento na sede e nas localidades de Góes Calmon, Pitanga de Palmares, Palmares, Alto do Aipim, Cotegipe, Santa Luzia, Fazenda Baixão e Dandá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *