Justiça: Eleitores de Simões Filho que não votaram tem até quinta-feira (01), para justificar online; Confira


Os eleitores simões-filhenses que não votaram no dia 02 de outubro, deve justificar a ausência nas eleições de 2016 até esta quinta-feira (01).

O eleitor poderá apresentar sua justificativa por meio do ‘Sistema Justifica’, ferramenta online implantada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) com o objetivo de dar maior comodidade ao atendimento do eleitor que deixou de votar.

Para utilizar o sistema, o cidadão deverá informar nome completo, número do título de eleitor, data de nascimento, e-mail pessoal e o motivo pelo qual não pôde votar e nem justificar o voto no dia da eleição.

No sistema, é obrigatório anexar documento (em JPG ou PDF) como prova da impossibilidade, como um atestado médico, comprovante de passagens. Feito isso, a ferramenta enviará o requerimento diretamente para o cartório da Zona Eleitoral pertinente. Por fim, o eleitor receberá número de protocolo para consultar o andamento do seu requerimento.

Entenda o procedimento:

O eleitor poderá acessar o site do TRE-BA e  consultar o menu principal e seguir o caminho: eleitor > justificativa eleitoral > Sistema Justifica e preencher o formulário.

Vale lembrar que o “Sistema Justifica” poderá ser utilizado apenas pelos eleitores baianos. Eleitores de outros estados deverão consultar seus respectivos cartórios eleitorais.