Jovem simõesfilhense supera expectativas e conquista vaga para intercâmbio na África


O Jovem quilombola Alisson Daniel da Paixão, nascido e criado na comunidade de Pitanga de Palmares, distrito de Simões Filho (Região Metropolitana de Salvador), foi contemplado com uma bolsa de estudos, para fazer intercâmbio no país africano Zimbábue, através da Associação de Moradores, presidida pela líder comunitária e ex- secretária da Igualdade Racial Bernadete Pacífico.

15941458_374334812943019_3740882941833522263_n

Com viagem marcada para o próximo dia 31, Daniel levará na bagagem um mutuado de sonhos, anseios, expectativas e, sobretudo muita força de vontade, para conseguir desbravar essa imensidão de conhecimentos pelos quais o jovem deverá mergulhar ao longo dos três anos em que estará atuando fora do Brasil.

De acordo com a líder quilombola Bernadete, que também foi uma das principais responsáveis pela conquista do jovem, Daniel tem uma história de superação que envolve muitas lutas e dificuldades, desde a perda de seus pais enquanto ainda era criança, até os dias de hoje em que assim como a maioria dos afrodescendentes precisa passar por cima dos preconceitos, discriminações e tantas outras situações que vez ou outra chegam a desanimar.

“Foi uma conquista muito boa porque ele é um menino excelente, esforçado, não tem mãe nem pai, foi criado aqui com a gente. E eu estou muito feliz por ter feito isso por Daniel enquanto ainda era secretária da Igualdade, porque foi através de um encontro que eu tive em Brasília que surgiu a proposta de indicar uma pessoa da comunidade pra fazer esse curso.” Afirmou Bernadete emocionada.

O rapaz que hoje tem 26 anos e estuda jornalismo, participou junto com outros candidatos baianos do processo seletivo para escolha de alguns jovens com o perfil criativo e inovador, para atuar no Continente Africano pelo período mínimo de três anos, saindo de lá com emprego garantido para outros países como Estados Unidos ou retorno para o Brasil.

O “Projeto Humanos” que contemplou Alisson Daniel e mais dois jovens da cidade de Cachoeira é baseado em documentários dedicados ao registro e resgate de narrativas individuais, buscando mostrar que mesmo os atos humanos mais banais reservam enormes riquezas.

Conheça um pouco sobre Zimbábue.

Situado na porção sudeste do continente africano, o território do Zimbábue faz divisa com Moçambique, Botswana e Zâmbia. Com predominância de clima tropical, Zimbábue possui belas paisagens naturais, sobretudo nas savanas que abrigam diversos animais selvagens.

Possui um grande potencial econômico proveniente do solo fértil e da prática da agricultura. Os principais produtos cultivados são milho, tabaco, algodão, café, cana-de-açúcar, entre outros. Outra importante atividade econômica é a mineração, pois o país possui grandes reservas de ouro, níquel, amianto, etc.

No entanto, apesar das riquezas naturais, a maioria da população vive abaixo da linha de pobreza. Mais de 40% dos zimbabuanos são subnutridos; e possuem baixa expectativa de vida.