Jovem Senador: Estudante de Simões Filho representa a Bahia, após vencer concurso nacional de redação


É do município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, o representante do estado da Bahia no concurso nacional de redação do Senado Federal. Matheus Bacellar Viera da Silva de 17 anos, morador do distrito da Ilha de São João e aluno do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon conquistou o 1º lugar na Bahia e o 10º lugar no Brasil, onde concorreu com cerca de 84 mil estudantes em todo o país. Na redação para o projeto Jovem Senador, Matheus Bacellar expôs ideias sobre o tema central – “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

Desenvolvendo o subtema “Participação Política sem Fronteiras”, o estudante retratou a participação do jovem desde a escola às interações sociais, oriundas do aprendizado e convivência escolar. “A educação tem o poder de transformar à sociedade, através, das ferramentas que dispõem como o senso crítico e o conhecimento e com estas duas habilidades são possíveis uma sociedade mais justa e mais igual”, disse Matheus Bacellar.

O Jovem Senador é um projeto anual que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes (um em cada estado da Federação) para vivenciarem o trabalho dos senadores. No dia 17 de novembro, o estudante simõesfilhense, Matheus Bacellar e sua professora orientadora, Áurea Santos vão receber a premiação em Brasília no Senado Federal.

De acordo com o estudante que é aluno do 4º do curso técnico de Logística, o sentimento é de honra em poder está participando do Projeto Jovem Senador quem em seis edições anteriores, ele é o primeiro jovem da Região Metropolitana de Salvador a conquistar o prêmio. Ainda de acordo com ele, o seu papel é orientar os outros jovens; considerando que a educação é a melhor forma de ascensão social.

“A educação é a ferramenta mais eficaz para o progresso do país e cabe aos jovens também se envolver nesses projetos para que possamos desenvolver e ter uma política mais inclusiva, sobretudo, mais abrangente para os jovens”, avaliou o estudante.

Com a perspectiva de consolidar no futuro a sua contribuição na política baiana, o estudante Matheus Bacellar em exclusividade para nossa equipe de reportagem, disse que tem a intenção de ingressar na política. “Eu quero defender e lutar em favor do nosso estado e contribuir para melhoria de vida da população”, revelou.

Na manhã desta terça-feira (20), o estudante e representante do estado da Bahia foi homenageado na Câmara de Vereadores do município de Simões Filho pelos parlamentares. Matheus Bacellar vivenciará por cinco dias os trabalhos dos Senadores da República em Brasília. “A maior premiação é poder representar o estado da Bahia, principalmente Simões Filho”, disse e acrescentou: “Com certeza irei abraçar as oportunidades e meu papel é aconselhar os outros jovens sobre a importância do nosso envolvimento na política”.

Para a mãe do estudante, Andrea Bacellar, o sentimento é de muita alegria e o esforço dos pais que sempre incentivaram o filho na escola; foram atributos para a colheita. “Ele é um jovem dedicado e que só trás orgulho para a família”, revelou cheia de entusiasmo e satisfação.

Questionado sobre sua visão política, Matheus Bacellar, disse que com força, garra e vigor se completam a tríade de habilidades para que o movimento jovem na política logre dentro da política melhorias na qualidade de vida da população.

Durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores, diversas pessoas e parlamentares parabenizaram o jovem pela conquista do prêmio.