Jornalista Celso Nascimento é condenado à prisão por injúria e calúnia


Colunista do jornal Gazeta do Povo, o jornalista Celso Nascimento foi condenado por injúria e calúnia em processo movido contra ele pelo atual presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha. A sentença recebida por Nascimento determina o cumprimento de nove meses e dez dias de detenção, mas o fato da pena ser menor de que 12 meses, fez com que a condenação fosse substituída pela multa de R$ 8.800.

O processo judicial foi motivo por uma nota publicada na “Gazeta do Povo” sobre o atraso na construção do metrô de Curitiba. Publicado em novembro de 2014, o comentário de Nascimento afirmava que o processo da licitação do metrô “jazia” no gabinete de Bonilha.

O presidente do Tribunal negou à Folha de S. Paulo ter atrasado o processo de licitação, que teria passado menos de 48 horas em seu gabinete.

Bonilha também disse ter se sentido ofendido pelo fato de a nota sugerir que ele agia sob tutela governador Beto Richa (PSDB-PR), adversário político de Gustavo Fruet (PDT), prefeito de Curitiba. A sentença foi proferida pelo juiz Plínio Augusto Penteado de Carvalho, da 13ª Vara Criminal de Curitiba. A Gazeta do Povo avisou que irá recorrer à decisão.

A ANJ (Associação Nacional de Jornais), a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão) e a Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) emitiram nota conjunta atestando: “A atual decisão judicial é um ataque à liberdade de expressão e ao livre exercício do jornalismo”.

POR NOTÍCIAS AO MINUTO